Jogadores dispensados, executivos demitidos e diretores colocando os cargos à disposição. Apesar de ainda ter chance de voltar para a Série A em 2024, o clima no Ceará é de mudança.
O time entra em campo nesta sexta-feira (6) contra o CRB, às 21h30 (de Brasília), em Maceió, pela 31ª rodada do Brasileiro da Série B na 11ª colocação, com 42 pontos, a 11 do G4, grupo de quatro times que subirá ao fim do campeonato. Mas o olhar mesmo já é para o ano que vem.
Nas últimas semanas o presidente, João Paulo Silva, demitiu a cúpula do departamento de futebol que era remunerada, e viu seu diretor estatutário, Albeci Júnior, pedir demissão. Na sequência toda a diretoria entregou os cargos. Um CEO deve ser contratado nos próximos dias para cuidar da reestruturação de todos os setores do clube, incluindo o futebol.
No campo, atletas como o volante Willian Maranhão, o goleiro Cristian e o zagueiro Sidnei, que não estavam mais nos planos do técnico Vagner Mancini, foram liberados. Maranhão voltaria ao Santos, mas o clube paulista não aceitou, então o atleta deve treinar separado até o fim do ano.
Todos esses movimentos visam 2024, apesar de 2023 não ter acabado oficialmente. Após a derrota de 1 a 0 para o Atlético-GO no domingo (1), pela 29ª rodada, Mancini admitiu que emocionalmente seu elenco desabou e que ele não sabe exatamente o que fazer para recuperar a autoestima do grupo. Uma pá de cal até no último torcedor esperançoso do Ceará.
A honra do Vozão
Segundo o zagueiro Tiago Pagnussat, o elenco do Ceará se fechou para terminar a Série B de forma honrosa, apesar de ele falar que, enquanto houver chances matemáticas, o elenco não pretende desistir.
Para enfrentar o Ceará, Mancini terá os retornos do lateral-direito Warley e de Léo Santos, zagueiro que tem jogado de volante. O atacante Chrystian Barletta sente dores no joelho direito e deve continuar fora.
O provável Ceará tem André Luiz; Warley, Luiz Otávio, Tiago Pagnussat e David Ricardo; Léo Santos, Guilherme Castilho e Erick; Janderson, Saulo Mineiro e Nicolas.
O CRB tem três pontos a mais do que o Ceará, 45, e está na 10ª colocação. Também tem chance remota de acesso, mas o discurso por lá é de mais confiança.
O técnico Daniel Paulista perdeu o lateral-esquerdo Guilherme Romão, suspenso, mas terá o retorno do zagueiro Saimon. O time que vai entrar em campo deve ser Diogo Silva; Hereda, Saimon, Fábio Alemão e Matheus Ribeiro; Falcão, Lucas Lima e João Paulo; Léo Pereira, Anselmo Ramon e Renato.
O jogo terá transmissão pela Band e pelo Premiere.