Ouvindo...

Em ‘outra prateleira’, Thiago Carpini reencontra Água Santa pelo São Paulo

Técnico ganhou destaque nacional ao levar time de Diadema à final do Campeonato Paulista no ano passado e agora vive boa fase no Tricolor

Técnico Thiago Carpini em treino do São Paulo

A vida do técnico Thiago Carpini tem um antes e um depois da passagem dele pelo Água Santa. Foi no clube de Diadema, na Grande São Paulo, que o jovem técnico deu o primeiro grande salto para, como ele mesmo diz, chegar em outra prateleira do futebol.

Nesta quarta-feira (7), às 21h35, clube e treinador voltam a se cruzar na sexta rodada do Campeonato Paulista. Dessa vez, Thiago Carpini será ovacionado no MorumBis após conseguir a primeira conquista como técnico. No último domingo (4), ele levou a Supercopa Rei em cima do Palmeiras como uma das grandes estrelas do Tricolor.

“Sei que um título com o São Paulo tem um peso diferente, me coloca numa prateleira diferente e aumenta a expectativa pelo meu trabalho. Mas eu me sinto preparado para esse desafio”, declarou Carpini.

Prateleiras 1 e 2 - Campanhas no Água Santa e Juventude

Para chegar nesse nível, Thiago Carpini começou a se destacar ainda na temporada passada pelo Água Santa. No clube, terminou como vice-campeão estadual, perdendo a final para o Palmeiras, que agora conseguiu desbancar no comando do São Paulo.

No Água Santa, ele fez um trabalho de 11 meses. Foram 11 vitórias, 11 empates e seis derrotas (52,3% de aproveitamento), além da premiação individual como o melhor treinador do Campeonato Paulista de 2023.

Com esse respaldo, ele assumiu o comando do Juventude e levou o time de Caxias do Sul da vice-lanterna para o segundo lugar da Série B, conquistando o acesso. Foram 32 jogos, com 17 vitórias, 11 empates e quatro derrotas (65% de aproveitamento).

Prateleira 3 - O início promissor no São Paulo

Subindo uma prateleira por vez, Carpini, aos 39 anos, chegou ao São Paulo com a missão de substituir o técnico Dorival Júnior, escolhido para comandar a Seleção Brasileira, e agora se lança como um dos técnicos mais promissores da nova geração.

“Só tenho de elogiar e agradecer a coragem do São Paulo em me dar a oportunidade. Mas sei da minha capacidade”, declarou.

No Campeonato Paulista, o São Paulo é líder do grupo D com dez pontas. Em quatro jogos, foram três vitórias e um empate.

Participe do canal da Itatiaia no WhatsApp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Brenno Costa é jornalista multimídia formado pela Universidade Católica de Pernambuco e pós-graduado em comunicação e marketing pela Estácio. Atualmente, é correspondente da Itatiaia em São Paulo. Antes, trabalhou na Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco/Superesportes e no Globo Esporte.