Ouvindo...

No Mineirão, Cruzeiro e América começam disputa por vaga na final do Mineiro

Equipes fazem clássico em primeiro jogo da semifinal do Campeonato Mineiro, neste domingo (15), no Gigante da Pampulha

Cruzeiro e América começam, neste domingo (16), a decidir uma das vagas na finalíssima do Campeonato Mineiro de 2025. Com mando celeste, o jogo tem início marcado para às 16h (de Brasília), no Mineirão.

Como teve uma campanha melhor na primeira fase, o Coelho poderá jogar a partida de volta dentro de seus domínios, no Independência.

Diferentemente de anos anteriores, não há vantagem de empate ou de resultados iguais para o time de melhor desempenho na fase inicial. O desempate será nas penalidades máximas.

Como chega o Cruzeiro

Depois de estrear com derrota diante do Democrata-GV, na última quarta-feira (15), Leonardo Jardim quer conquistar seu primeiro resultado positivo pelo Cruzeiro.

Para isso, o português irá lançar força máxima, já que poupou a maioria dos titulares no jogo contra a Pantera.

A vitória é urgente para o Cruzeiro, que vem de duas derrotas seguidas e precisa dar uma resposta ao torcedor.

Como chega o América

Depois de ter tido um bom início na primeira fase, o time de William Batista acumulou tropeços e só confirmou vaga no mata-mata na última rodada, após empate sem gols contra o Aymorés, em casa.

O Coelho vem de três jogos sem vencer, com dois empates e uma derrota. A fim de voltar a vencer, a equipe terá reforços importantes no Mineirão.

Jejum em jogo

A Raposa terá mais uma oportunidade de encerrar o longo jejum que enfrenta contra o Coelho em jogos de Campeonato Mineiro. Já são dez jogos de invencibilidade americana em clássicos pelo estadual.

A última vitória celeste diante do América no Mineiro foi em abril de 2019, por 2 a 0, no Mineirão. Desde então, foram oito triunfos alviverdes e dois empates.

No período, o Cruzeiro até venceu o rival em duas oportunidades, mas os jogos ocorreram pelo Campeonato Brasileiro.

Casa cheia no Gigante da Pampulha

Mais uma vez, a torcida azul deve fazer sua parte e lotar o Mineirão. São aguardadas até 46 mil pessoas no jogo.

Na última atualização feita pelo Cruzeiro, 30 mil ingressos já haviam sido comercializados.

Reforços no América

Mariano, recém-contratado, teve seu nome regularizado no BID e poderá jogar. Liberados pelo departamento médico, o meio-campista Martín Benítez e o atacante Fabinho também devem aparecer no Mineirão.

Pilares de volta no Cruzeiro

Cássio, William, Fabrício Bruno, Matheus Henrique, Lucas Romero, Matheus Pereira e Dudu, que não iniciaram jogando contra o Democrata-GV, são aguardados de volta ao time titular no Mineirão.

Volta de Gabigol

Expulso no clássico contra o Atlético, Gabigol cumpriu suspensão e não jogou contra o Democrata-GV. O camisa 9 deve ser titular contra o Coelho.

Desfalques

Do lado americano, as baixas já são conhecidas: Dalberson (goleiro), Alê (volante) e Gustavinho (meia), que se recuperam de lesões.

O time celeste, mais uma vez, não poderá contar com João Marcelo (zagueiro), Dinenno (atacante) e Japa (meia). O trio trata de lesões mais complicadas. Kaio Jorge é dúvida.

Cruzeiro x América

Cruzeiro

Cássio, William, Fabrício Bruno, Jonathan Jesus e Kaiki; Lucas Romero, Matheus Henrique e Matheus Pereira; Marquinhos, Dudu e Gabigol. Técnico: Leonardo Jardim.

América

Matheus Mendes; Mariano (Júlio), Ricardo Silva, Lucão e Marlon; Miquéias, Cauan Barros e Elizari; Adyson, Figueiredo e Jonathas. Técnico: William Batista.

Motivo: 1º jogo da semifinal do Campeonato Mineiro
Data: 16 de fevereiro de 2025 (domingo)
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte
Horário: 16h (de Brasília)

Arbitragem: Anderson Daronco, auxiliado por Victor Hugo Imazu dos Santos e Eduardo Gonçalves da Cruz
VAR: Gilberto Rodrigues Castro Júnior
Transmissão: Premiere

A Itatiaia também transmite o duelo pelo 610AM, 95,7FM e pelos canais oficiais no Youtube (@itatiaiaoficial e @itatiaiaesporte)

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Lucas Barbosa é repórter do portal Itatiaia Esporte. Formado pela UFOP e natural de Raul Soares-MG, tem experiência em coberturas esportivas e jornalismo hiperlocal. Apaixonado pelo futebol brasileiro e suas histórias mais profundas, também já passou por veículos de rádio e televisão.
Leia mais