A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) anunciou, nesta sexta-feira (7), o esquema de segurança que será implementado no clássico entre Cruzeiro e Atlético. O duelo, válido pela 7ª rodada do Campeonato Mineiro, está marcado para o próximo domingo (9), às 16h, no Mineirão.
O plano envolve operações preventivas, reforço no policiamento e medidas para ‘garantia da ordem pública’ antes, durante e depois do jogo.
O Comando de Policiamento da Capital (CPC) coordenará a presença maciça de policiais em pontos estratégicos da cidade, especialmente em locais de concentração de torcedores. Haverá operações de segurança no trânsito para facilitar a fluidez dos veículos nos arredores do estádio, em parceria com outros órgãos.
Já o Comando de Missões Especiais (CME) terá participação ativa na segurança do evento. O Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) está em diálogo com as torcidas organizadas para definir padrões de comportamento e realizou reuniões com o Ministério Público e demais envolvidos na organização do clássico.
O efetivo do BPChq será reforçado nas catracas de acesso, na parte interna do Mineirão e na esplanada.
Monitoramento e unidades especializadas
O deslocamento dos torcedores será acompanhado pelas unidades de área e pelo Serviço de Inteligência da PM, com o objetivo de evitar confrontos e garantir uma chegada tranquila dos torcedores ao estádio.
Além disso, unidades especializadas, como as Rondas Ostensivas com Cães (ROCCA), a Cavalaria e o Batalhão de Rondas Táticas Metropolitanas (ROTAM), atuarão em missões específicas para reforçar a segurança.
Seguindo o protocolo adotado desde 2024, o clássico terá torcida única, medida que, segundo autoridades, visa reduzir conflitos e aumentar a segurança nos estádios. A expectativa é de casa cheia e possibilidade de quebra de recorde de público no Mineirão.