Ouvindo...

Atlético e Cruzeiro iniciam batalha por Mineiro mais ‘quente’ dos últimos anos

As duas equipes se enfrentam neste sábado (30), na Arena MRV, no primeiro jogo da final do Estadual

Final do Campeonato Mineiro terá encontro entre os argentinos Gabriel Milito e Nicolás Larcamón

Atlético e Cruzeiro entram em campo neste sábado (30) e iniciam a batalha pelo título mineiro “mais quente” dos últimos anos. O primeiro jogo da final está marcado para 16h30 (de Brasília), na Arena MRV, com mais de 40 mil atleticanos presentes para acompanhar o clássico.

Dono da melhor campanha da primeira fase, o Cruzeiro despachou o Tombense nas semifinais. A equipe comandada pelo técnico Nicolás Larcamón joga por dois empates ou uma vitória e uma derrota pela mesma diferença de gols para ficar com o troféu. Além disso, decidirá a competição como mandante, com toda torcida a favor. A partida de volta está marcada para domingo (7), no Mineirão, só com cruzeirenses no estádio.

Outro ponto que dá pitada especial ao confronto é o retrospecto na Arena. Desde a inauguração do estádio, quem acumula 100% de aproveitamento são os visitantes. Pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2023, o Cruzeiro venceu por 1 a 0, com gol contra do zagueiro Jemerson. No segundo, mais um triunfo.

Pela terceira rodada do Mineiro, em 3 de fevereiro, a expectativa era de revanche atleticana. Porém, o cenário se repetiu e a Raposa festejou mais uma vez em “terreno adversário”. Com gols de Zé Ivaldo e João Pedro, o time calou a torcida atleticana com os 2 a 0, na primeira fase desta edição do Mineiro.

Leia também

Atlético e suas motivações

O Atlético, que passou pelo América na semifinal, também chega à final com seus pontos positivos e motivações particulares. Manter a hegemonia no Estadual é uma delas. Campeão em 2020, 21, 22 e 23, o Alvinegro tenta o pentacampeonato. Nas semifinais, o Galo deixou para trás o América, sensação do início da competição.

Agora sob comando do técnico Gabriel Milito, contratado como substituto de Luiz Felipe Scolari, Hulk e companhia terão mais uma chance de levantar o caneco e também de, no jogo de ida, conquistar o primeiro triunfo sobre a Raposa na Arena MRV.

Força máxima para Milito

Sem atletas no departamento médico, Gabriel Milito poderá contar com força máxima no primeiro confronto da final do Campeonato Mineiro. A partida, vale lembrar, marcará a estreia do argentino no Atlético. Matías Zaracho, que se recuperou de lesão muscular, foi liberado no início desta semana.

Milito, que comandou as primeiras atividades na última segunda-feira (25), completou a sétima sessão de treino nesta sexta-feira (29). Logo após o treinamento, os jogadores foram liberados e, à noite, voltarão para o regime de concentração na Cidade do Galo.

Com ideias bem diferentes de Scolari, que deixou o Galo no último dia 20, Milito deverá mandar a campo uma equipe com nova organização tática. Uma das possibilidades é que o argentino inicie o clássico com três zagueiros - Fuchs, Lemos e Jemerson.

Atlético sem Scarpa?

Outra mudança na equipe pode ser a saída de Gustavo Scarpa. Principal contratação para 2024, o meia pode começar o jogo no banco de reservas. Igor Gomes seria o substituto. Durante a semana, inclusive, o treinador argentino testou esta formação durante o treinamento. Os testes foram divulgados inicialmente pelo ge e confirmados pela Itatiaia.

Cruzeiro com novidades

O técnico Nicolás Larcamón não deve fazer mudanças profundas no esquema de jogo, mas terá alterações importantes no time titular em relação à equipe que entrou em campo no segundo jogo da semifinal contra o Tombense - vitória por 3 a 1, no Mineirão, em 16 de março.

O treinador contará com o retorno do zagueiro Zé Ivaldo e do lateral-esquerdo Marlon, que estavam suspensos contra o Tombense. Dessa forma, Neris e Lucas Villalba, titulares no triunfo sobre o Gavião Carcará, podem voltar para o banco de reservas.

Artilheiro de volta?

O atacante Juan Dinenno recuperou o melhor condicionamento físico e deve retomar a condição de titular. Dessa forma, Rafael Elias seria opção no banco. O meia-atacante Mateus Vital segue prestigiado por Larcamón e tem tudo para se manter no onze inicial.

Ficha Técnica

Atlético x Cruzeiro

Atlético

Everson; Bruno Fuchs, Mauricio Lemos, Jemerson; Saravia, Rodrigo Battaglia, Matías Zaracho, Igor Gomes (Scarpa) e Guilherme Arana; Paulinho e Hulk. Técnico: Gabriel Milito.

Cruzeiro

Rafael Cabral; William, Zé Ivaldo (Neris), João Marcelo e Marlon (Villalba); Lucas Romero, Lucas Silva (José Cifuentes), Mateus Vital e Matheus Pereira; Arthur Gomes e Dinenno (Rafael Elias). Técnico: Nicolás Larcamón

Motivo: 1º jogo da final do Campeonato Mineiro
Local: Arena MRV
Horário: 16h30 (horário de Brasília)
Data: 30 de março de 2024

Árbitro: Felipe Fernandes de Lima
Auxiliares: Felipe Alan Costa e Magno Arantes Lima
VAR: Emerson de Almeida Ferreira

Transmissão: Globo Minas

A Itatiaia também transmite o duelo pelo 610 AM e 95,7 FM; também pelos canais no Youtube (@itatiaiaesporte e @itatiaiaoficial)

Participe dos canais da Itatiaia Esporte:

Henrique André é repórter multimídia e setorista do Atlético na Itatiaia. Acumula passagens por Uol Esporte, Jornal Hoje em Dia e outros veículos. Participou da cobertura de grandes eventos, como Copas do Mundo (2014-18), Olimpíada (2016-2021) e Mundial de Clubes (2025).
Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.