Atlético e Cruzeiro entram em campo neste sábado (30) e iniciam a batalha pelo título mineiro “mais quente” dos últimos anos. O primeiro jogo da final está marcado para 16h30 (de Brasília), na Arena MRV, com mais de 40 mil atleticanos presentes para acompanhar o clássico.
Dono da melhor campanha da primeira fase, o Cruzeiro despachou o Tombense nas semifinais. A equipe comandada pelo técnico Nicolás Larcamón joga por dois empates ou uma vitória e uma derrota pela mesma diferença de gols para ficar com o troféu. Além disso, decidirá a competição como mandante, com toda torcida a favor. A partida de volta está marcada para domingo (7), no Mineirão, só com cruzeirenses no estádio.
Outro ponto que dá pitada especial ao confronto é o retrospecto na Arena. Desde a inauguração do estádio, quem acumula 100% de aproveitamento são os visitantes. Pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2023, o Cruzeiro venceu por 1 a 0, com gol contra do zagueiro Jemerson. No segundo, mais um triunfo.
Pela terceira rodada do Mineiro, em 3 de fevereiro, a expectativa era de revanche atleticana. Porém, o cenário se repetiu e a Raposa festejou mais uma vez em “terreno adversário”. Com gols de Zé Ivaldo e João Pedro, o time calou a torcida atleticana com os 2 a 0, na primeira fase desta edição do Mineiro.
Atlético e suas motivações
O Atlético, que passou pelo América na semifinal, também chega à final com seus pontos positivos e motivações particulares. Manter a hegemonia no Estadual é uma delas. Campeão em 2020, 21, 22 e 23, o Alvinegro tenta o pentacampeonato. Nas semifinais, o Galo deixou para trás o América, sensação do início da competição.
Agora sob comando do técnico Gabriel Milito, contratado como substituto de Luiz Felipe Scolari, Hulk e companhia terão mais uma chance de levantar o caneco e também de, no jogo de ida, conquistar o primeiro triunfo sobre a Raposa na Arena MRV.
Força máxima para Milito
Sem atletas no departamento médico, Gabriel Milito poderá contar com força máxima no primeiro confronto da final do Campeonato Mineiro. A partida, vale lembrar, marcará a estreia do argentino no Atlético. Matías Zaracho, que se recuperou de lesão muscular, foi liberado no início desta semana.
Milito, que comandou as primeiras atividades na última segunda-feira (25), completou a sétima sessão de treino nesta sexta-feira (29). Logo após o treinamento, os jogadores foram liberados e, à noite, voltarão para o regime de concentração na Cidade do Galo.
Com ideias bem diferentes de Scolari, que deixou o Galo no último dia 20, Milito deverá mandar a campo uma equipe com nova organização tática. Uma das possibilidades é que o argentino inicie o clássico com três zagueiros - Fuchs, Lemos e Jemerson.
Atlético sem Scarpa?
Outra mudança na equipe pode ser a saída de Gustavo Scarpa. Principal contratação para 2024, o meia pode começar o jogo no banco de reservas. Igor Gomes seria o substituto. Durante a semana, inclusive, o treinador argentino testou esta formação durante o treinamento. Os testes foram divulgados inicialmente pelo ge e confirmados pela Itatiaia.
Cruzeiro com novidades
O técnico Nicolás Larcamón não deve fazer mudanças profundas no esquema de jogo, mas terá alterações importantes no time titular em relação à equipe que entrou em campo no segundo jogo da semifinal contra o Tombense - vitória por 3 a 1, no Mineirão, em 16 de março.
O treinador contará com o retorno do zagueiro Zé Ivaldo e do lateral-esquerdo Marlon, que estavam suspensos contra o Tombense. Dessa forma, Neris e Lucas Villalba, titulares no triunfo sobre o Gavião Carcará, podem voltar para o banco de reservas.
Artilheiro de volta?
O atacante Juan Dinenno recuperou o melhor condicionamento físico e deve retomar a condição de titular. Dessa forma, Rafael Elias seria opção no banco. O meia-atacante Mateus Vital segue prestigiado por Larcamón e tem tudo para se manter no onze inicial.
Ficha Técnica
Atlético x Cruzeiro
Atlético
Everson; Bruno Fuchs, Mauricio Lemos, Jemerson; Saravia, Rodrigo Battaglia, Matías Zaracho, Igor Gomes (Scarpa) e Guilherme Arana; Paulinho e Hulk. Técnico: Gabriel Milito.
Cruzeiro
Rafael Cabral; William, Zé Ivaldo (Neris), João Marcelo e Marlon (Villalba); Lucas Romero, Lucas Silva (José Cifuentes), Mateus Vital e Matheus Pereira; Arthur Gomes e Dinenno (Rafael Elias). Técnico: Nicolás Larcamón
Motivo: 1º jogo da final do Campeonato Mineiro
Local: Arena MRV
Horário: 16h30 (horário de Brasília)
Data: 30 de março de 2024
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima
Auxiliares: Felipe Alan Costa e Magno Arantes Lima
VAR: Emerson de Almeida Ferreira
Transmissão: Globo Minas
A Itatiaia também transmite o duelo pelo 610 AM e 95,7 FM; também pelos canais no Youtube (@itatiaiaesporte e @itatiaiaoficial)