Ouvindo...

Ceará vence o América, entra no G4 e esquenta briga pelo acesso na Série B

Com recorde de público no Castelão, o Vozão impôs o mando de campo e está a uma vitória do retorno à Série A

Saulo Mineiro marcou o gol da vitória do Ceará sobre o América

O Ceará venceu o América por 1 a 0 nesta segunda-feira (18), em partida da 37ª e penúltima rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. No estádio Castelão, em Fortaleza, a equipe da casa contou com gol de pênalti do atacante Lucas Mineiro, ainda no primeiro tempo, para somar os três pontos. Foram 63.908 presentes nas arquibancadas, naquele que é o maior público da história do estádio.

Com o resultado, o Vozão foi a 63 pontos e assumiu a 4ª posição na tabela. Agora, o alvinegro depende só de si para voltar à elite nacional. Do outro lado, o América fica em 9º com 55 pontos e só cumpre tabela na última rodada.

Leia também

A última rodada e o que está em disputa na Série B

Resta apenas um compromisso para cada time na Série B 2024. Agora no G4, o Ceará visita o já rebaixado Guarani no domingo (24) e precisa apenas de uma vitória para voltar à elite. Sport, Mirassol e Novorizontino também brigam pela última vaga na Série A 2025.

Já o América, que não tem mais chances de acesso, recebe o rebaixado Brusque no mesmo dia, mas no estádio Independência, em Belo Horizonte.

Começo equilibrado e grandes chances perdidas

Diante das arquibancadas lotadas no Castelão, a primeira grande chance foi do Ceará, ainda nos primeiros minutos. Saulo Mineiro conseguiu um “chapéu” no goleiro Elias, mas a bola correu demais e não houve ângulo para marcar. Ainda nos minutos iniciais, o Coelho precisou fazer a primeira substituição, com o zagueiro Ricardo Silva deixando o campo com dores e dando lugar a Éder.

Mesmo com a troca, o América seguiu tentando atacar, muito com foco pela direita. Ainda nos primeiros minutos de jogo, Alê subiu sozinho em cruzamento e cabeceou para fora, no que seria um “gol feito” dos visitantes.

Pressão do Vozão resulta em gol

O equilíbrio do duelo se mantinha com o passar do tempo, mas a diferença se deu na eficiência das equipes. Aos 27 minutos, Aylon dominou dentro da área, mas foi tocado por Rodriguinho e o pênalti foi marcado. Saulo Mineiro foi para a cobrança e abriu o placar, naquele que foi o 6º pênalti cobrado e convertido pelo atacante nesta Série B. Até o fim do primeiro tempo, as melhores chances do jogo foram do Ceará.

América tenta empatar, mas sem perigo

O América fez o possível para manter a postura no segundo tempo e tentar igualar o marcador no Castelão. Mesmo com a posse da bola, o Coelho pecou no terço final do campo e não conseguiu levar perigo ao gol de Bruno Ferreira. As tentativas do Vozão em contra-ataques eram perigosas, por outro lado, mas também não chagaram a incomodar o goleiro Elias.

Ceará 1x0 América

Ceará

Bruno Ferreira; Rafael Ramos, João Pedro, David Ricardo e Matheus Bahia; Richardson, Lourenço e Lucas Mugni (Lucas Rian); Erick Pulga, Aylon (Recalde) e Saulo Mineiro (Barceló). Técnico: Léo Condé.

América

Elias; Mateus Henrique (Daniel Borges), Ricardo Silva (Éder), Lucão e Nicolas; Alê, Juninho, Elizari (Adyson) e Fabinho (Vinícius); Rodriguinho e Brenner (Matheus Davó). Técnico: Lisca.

Gols
Saulo Mineiro (27min 1T) do Ceará

Cartão Amarelo
Éder; Nicolas; Lucão (América)

Motivo: 37ª rodada da Série B do Brasileiro
Data e horário: 18 de novembro de 2024 (segunda-feira), às 21h45 (de Brasília)
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)

Árbitro: Anderson Daronco (Fifa-RS)
Auxiliares: Eduardo Gonçalves da Cruz (MS) e Lúcio Baiersdorf Flor (RS)
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.