O
Com o resultado, o Vozão foi a 63 pontos e assumiu a 4ª posição na tabela. Agora, o alvinegro depende só de si para voltar à elite nacional. Do outro lado, o América fica em 9º com 55 pontos e só cumpre tabela na última rodada.
A última rodada e o que está em disputa na Série B
Resta apenas um compromisso para cada time na Série B 2024. Agora no G4, o Ceará visita o já rebaixado Guarani no domingo (24) e precisa apenas de uma vitória para voltar à elite. Sport, Mirassol e Novorizontino também brigam pela última vaga na
Já o América, que não tem mais chances de acesso, recebe o rebaixado Brusque no mesmo dia, mas no estádio Independência, em Belo Horizonte.
Começo equilibrado e grandes chances perdidas
Diante das arquibancadas lotadas no Castelão, a primeira grande chance foi do Ceará, ainda nos primeiros minutos. Saulo Mineiro conseguiu um “chapéu” no goleiro Elias, mas a bola correu demais e não houve ângulo para marcar. Ainda nos minutos iniciais, o Coelho precisou fazer a primeira substituição, com o zagueiro Ricardo Silva deixando o campo com dores e dando lugar a Éder.
Mesmo com a troca, o América seguiu tentando atacar, muito com foco pela direita. Ainda nos primeiros minutos de jogo, Alê subiu sozinho em cruzamento e cabeceou para fora, no que seria um “gol feito” dos visitantes.
Pressão do Vozão resulta em gol
O equilíbrio do duelo se mantinha com o passar do tempo, mas a diferença se deu na eficiência das equipes. Aos 27 minutos, Aylon dominou dentro da área, mas foi tocado por Rodriguinho e o pênalti foi marcado. Saulo Mineiro foi para a cobrança e abriu o placar, naquele que foi o 6º pênalti cobrado e convertido pelo atacante nesta Série B. Até o fim do primeiro tempo, as melhores chances do jogo foram do Ceará.
América tenta empatar, mas sem perigo
O América fez o possível para manter a postura no segundo tempo e tentar igualar o marcador no Castelão. Mesmo com a posse da bola, o Coelho pecou no terço final do campo e não conseguiu levar perigo ao gol de Bruno Ferreira. As tentativas do Vozão em contra-ataques eram perigosas, por outro lado, mas também não chagaram a incomodar o goleiro Elias.
Ceará 1x0 América
Ceará
Bruno Ferreira; Rafael Ramos, João Pedro, David Ricardo e Matheus Bahia; Richardson, Lourenço e Lucas Mugni (Lucas Rian); Erick Pulga, Aylon (Recalde) e Saulo Mineiro (Barceló). Técnico: Léo Condé.
América
Elias; Mateus Henrique (Daniel Borges), Ricardo Silva (Éder), Lucão e Nicolas; Alê, Juninho, Elizari (Adyson) e Fabinho (Vinícius); Rodriguinho e Brenner (Matheus Davó). Técnico: Lisca.
Gols
Saulo Mineiro (27min 1T) do Ceará
Cartão Amarelo
Éder; Nicolas; Lucão (América)
Motivo: 37ª rodada da Série B do Brasileiro
Data e horário: 18 de novembro de 2024 (segunda-feira), às 21h45 (de Brasília)
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Árbitro: Anderson Daronco (Fifa-RS)
Auxiliares: Eduardo Gonçalves da Cruz (MS) e Lúcio Baiersdorf Flor (RS)
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)