O Ceará venceu a Ponte Preta por 1 a 0, neste sábado (12), na Arena Castelão, em Fortaleza, pela 31ª rodada do Brasileiro da Série B. O resultado mantém o time cearense na briga pelo acesso à Primeira Divisão para 2025 e complica a situação da equipe paulista.
O Vozão saltou para os 48 pontos, na quinta colocação, passando o América, que na sexta-feira (11) empatou em 2 a 2 contra o Avaí, fora de casa. O Coelho, o sexto, tem a mesma pontuação do Ceará, mas perde no número de vitórias (14 a 12), um dos critérios de desempate.
Os dois times secam o Vila Nova, que tem 46 pontos e ainda joga na rodada, neste domingo (13), contra o Goiás, no clássico local. A distância para o G4 é de dois pontos, mas o Mirassol, que tem 50, entra em campo ainda neste sábado (12) contra o Santos, fora de casa, e essa pontuação pode aumentar, a depender do placar.
O gol do Ceará foi de Lucas Mugni, no primeiro tempo, após jogada ensaiada em cobrança curta de escanteio. Ele chutou, e o goleiro Pedro Rocha acabou aceitando. Mugni retornava de lesão muscular.
O Vozão perdeu muitos gols, principalmente no segundo tempo, quando começou a abusar do contra-ataque. No último lance da partida, aos 53 minutos, Elvis, que havia entrado no segundo tempo, pegou rebote de Bruno Ferreira, mas isolou a bola, perdendo a chance de empatar.
A Ponte Preta se manteve com 35 pontos, na 14ª colocação, mas apenas dois pontos acima da zona do rebaixamento.
Na próxima rodada, a 32ª, o Ceará visita o Ituano, no próximo sábado (19), às 17h (de Brasília). Já a Ponte tem o derby campineiro contra o Guarani, no dia 20 de outubro, no estádio Moisés Lucarelli, às 18h30 (de Brasília).