O resultado leva a equipe americana a 26 pontos, que garantem a liderança momentânea da competição. O Santos ainda joga na rodada e pode reassumir a posição. O Sport, por sua vez, vai a 24 pontos e sobe para 3º na classificação.
Próximos compromissos das equipes
Após a partida deste sábado, o Sport terá mais tempo para se recuperar rumo ao próximo compromisso. O Leão enfrentaria o Operário na sexta-feira (19), mas o jogo foi adiado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Assim, o próximo jogo da equipe será no dia 23 de julho, fora de casa, contra a Chapecoense.
O América, por sua vez, volta a campo no sábado, dia 20 de julho, contra o Amazonas. A partida será no estádio Independência, em Belo Horizonte.
Começo agitado e gol do Coelho
O Sport fez valer o mando de campo e empurrou o América contra a própria defesa nos minutos iniciais de jogo. O Leão dominava a posse de bola e chegou a balançar a rede aos 7 minutos, mas a arbitragem viu impedimento e anulou o tento.
Menos de dez minutos depois, veio o troco americano. O Coelho tentou sair para o jogo no contra-ataque e teve sucesso para marcar. Aos 16 minutos, em cobrança de escanteio, o zagueiro Éder aproveitou saída errada do goleiro Caíque França e abriu o marcador para os visitantes.
Sport cresce e passa perto do empate
Depois de abrir o placar, o América diminuiu o número de chegadas ao ataque e passou a dar mais “chutões” na defesa, impedindo a criação de novas jogadas ofensivas. Nesse cenário, o Sport ganhou campo para jogar e obrigou o goleiro Elias a trabalhar.
Por outro lado, o Leão da Ilha pecou nas finalizações e foi para o vestiário perdendo. A torcida, que compareceu em peso na Arena Pernambuco, vaiou os jogadores na saída de campo.
Leão volta melhor e iguala o placar
Os primeiros instantes do segundo tempo foram bons para o América, que tentou se colocar no campo de ataque e ampliar a vantagem. Entretanto, o Sport rapidamente assumiu o protagonismo e voltou a pressionar o Coelho, assim como na reta final do primeiro tempo.
Ainda aos 16 minutos, o Leão conseguiu o empate. Assim como o América, o Sport empatou em cobrança de escanteio, mas com Dominguez, que subiu mais alto que a defesa e desviou na primeira trave.
Final com emoção, mas sem gol
A toada do segundo tempo se manteve até os instantes finais, com o Sport dominando as ações de ataque e chegando muito mais perto do gol, na comparação com o América. Os visitantes pouco produziram e praticamente não exigiram do goleiro Caíque França. Do outro lado, Elias até fez algumas defesas, mas o Leão também não conseguiu ser perigoso o suficiente.
Sport 1x1 América
Sport
Caíque França; Rosales (Fábio Matheus), Alisson Cassiano, Luciano Castán e Chico (Riquelme); Fabrício Dominguez, Felipe, Titi Ortiz (Gustavo Coutinho), Lucas Lima e Barletta (Vini Faria); Zé Roberto (Dieguinho). Técnico: Mariano Soso.
América
Elias; Matheus Henrique (Flávio), Ricardo Silva, Éder e Marlon; Alê, Juninho (Wallisson) e Moisés (Felipe Amaral); Adyson, Fabinho (Felipe Azevedo) e Brenner (Renato Marques). Técnico: Cauan de Almeida.
Gols
Éder (16min 1T) do América
Dominguez (16min 2T) do Sport
Cartão Amarelo
Felipe; Zé Roberto; Titi Ortiz; Luciano Castán; Gustavo Coutinho (Sport)
Juninho; Éder (América)
Motivo: 15ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Data e horário: sábado, 13 de julho de 2024, às 17h (de Brasília)
Local: Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata (PE)
Arbitragem: João Vitor Gobi (SP)
Auxiliares: Anderson José de Moraes Coelho (SP) e Leandra Aires Cossette (SP)
VAR: José Claudio Rocha Filho (VAR-FIFA) SP