Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Embalado, Sport inicia busca pela elite contra time de Jô, ex-Atlético

Leão da Ilha visita o Amazonas neste sábado (20), na Arena da Amazônia, em Manaus (AM), às 17h (de Brasília)

Depois de bater na trave em 2023, o Sport não quer dar brecha para o imponderável em 2024. Neste sábado (20), o Leão da Ilha inicia a busca pelo acesso à Série A do Campeonato Brasileiro contra o Amazonas, estreante na Série B. O jogo acontece na Arena da Amazônia, em Manaus (AM), a partir das 16h (de Brasília).

No ano passado, o Rubro-Negro pernambucano passou a maioria das rodadas dentro do G4 da Segundona. Contudo, uma queda de rendimento no final fez o clube ficar na 7ª colocação, com 63 pontos. Vitória, Juventude, Criciúma e Atlético-GO subiram.

Bom momento

O momento na atual temporada é bom. O Sport acumula uma invencibilidade de 11 jogos. A última derrota do Leão da Ilha foi para o Náutico, no dia 24 de fevereiro, ainda na primeira fase do Campeonato Pernambucano. Desde então, são seis vitórias e cinco empates, com 19 gols marcados e apenas seis sofridos.

No período invicto, o Rubro-Negro garantiu o bicampeonato pernambucano. Em dois jogos contra o Náutico, o time treinado por Mariano Soso venceu um e empatou outro.

Além disso, conquistou a classificação para a semifinal da Copa do Nordeste, ao eliminar o Ceará nas quartas de final. Pela Copa do Brasil, eliminou o Murici-AL, nos pênaltis, e o Trem-AP, com uma goleada por 4 a 0.

O técnico Mariano Soso é um dos principais responsáveis pelo bom momento do Sport, que alia resultado e desempenho. O profissional de 42 anos foi anunciado em dezembro do ano passado e chegou como uma aposta para levar o time ao acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro.

No comando do Sport, o treinador acumula 14 vitórias, seis empates e três derrotas em 23 jogos. O aproveitamento é de 69,5%.

Olho neles

Para 2024, o Leão da Ilha conta com algumas peças que podem fazer a diferença. Gustavo Coutinho, artilheiro da Série B do ano passado, pelo Atlético-GO, agora integra o elenco rubro-negro. Neste ano, ele marcou nove gols e deu duas assistências em 22 jogos e é o principal goleador da equipe.

Quem também chegou com grande expectativa foi o meia Lucas Lima, ex-Santos. Responsável por ajudar o Sport a terminar a Série B de 2013 na terceira colocação - o que deu o acesso ao clube -, o jogador está de volta e já atuou em 15 partidas nesta temporada - marcou um gol.

O jovem Pedro Lima e o goleiro Caíque França são os outros destaques deste time.

Desfalques

No entanto, Lucas Lima, o zagueiro Rafael Thyere e o meia Alan Ruiz não viajaram para a partida de abertura da Série B. Segundo o GE, os três sentiram dores musculares ao longo da semana.

Amazonas FC

Fundado em 2019, o Amazonas FC vive uma ascensão meteórica. Em 2024, vai disputar a Série B pela primeira vez em sua história, um ano depois de ter conquistado o título da Série C.

O clube vem do vice-campeonato amazonense - foi derrotado pelo Manaus na final. Na temporada, tem 19 jogos, 10 vitórias, 5 empates e 4 derrotas, com 33 gols marcados e 18 sofridos. O aproveitamento é de 61,4%.

Ex-Atlético é destaque

O principal nome desse time é o atacante Jô, ídolo do Atlético. Artilheiro do Galo na Libertadores de 2013, o veterano de 37 anos já tem três gols em 13 jogos com a camisa do time manauara.

Outros destaques desse time são o atacante Sassá, ex-Cruzeiro, o lateral Patric, ex-Atlético e o meia William Barbio, ex-Vasco.

Amazonas x Sport

Amazonas

Marcão; Ezequiel, Miranda, Alison e Ailton; Jorge Jiménez, Fellipe Bastos e Barros; Levi, Lucas Silva e Jô. Técnico: Adílson Batista.

Sport

Caíque França; Pedro Lima, Rafael Thyere, Luciano Castán e Felipinho; Felipe, Fabricio Domínguez e Alan Ruiz; Barletta, Romarinho e Gustavo Coutinho. Técnico: Mariano Soso.

Motivo: 1ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro

Data e horário: 20 de abril de 2024 (sábado), às 17h (de Brasília)

Local: Arena da Amazônia, em Manaus (AM)

Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)

Auxiliares: Wallace Muller Barros Santos e Thayse Marques Fonseca (ambos do RJ)

Árbitro de vídeo: Thiago Duarte Peixoto (SP)

Transmissão

Pay-per-view: Premiere

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Nuno Krause é correspondente da Itatiaia na região Nordeste. Formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), acumula passagens por Bahia Notícias, Jornal A TARDE e Rádio Salvador FM. Atua no jornalismo esportivo desde 2019.
Leia mais