Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

América leva gol no fim e empata com Botafogo-SP na estreia da Série B

Equipe americana chegou a abrir o placar na etapa final, mas sofreu gol já nos acréscimos e começa busca pelo retorno á elite com um ponto fora de casa

O América amargou um empate na estreia da Série B do Campeonato Brasileiro 2024. Na noite desta sexta-feira (19), o Coelho empatou com o Botafogo-SP por 1 a 1 no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, em duelo da 1ª rodada da competição.

Já no segundo tempo de jogo, Renato Marques marcou o gol solitário da equipe americana, mas a Pantera empatou com Bernardo Schappo, já nos acréscimos de jogo.

Próximos compromissos das equipes

Por um lado, o Botafogo-SP terá duas competições diferentes nas próximas semanas. No dia 29 de abril, a Pantera visita o Paysandu pela 2ª rodada da Série B; e na semana do dia 1º de maio, vai a São Paulo enfrentar o Palmeiras no primeiro jogo da 3ª fase da Copa do Brasil.

O América, por sua vez, terá dois jogos da Série B pela frente. No dia 27 de abril, o Coelho recebe o Novorizontino em Belo Horizonte; e no dia 4 de maio, a equipe americana visita a Chapecoense em Santa Catarina.

O jogo

Na primeira etapa, o América praticamente viu o Botafogo-SP jogar. O Coelho até começou com pressão, mas sem produtividade, enquanto o adversário assumiu controle das ações e teve algumas chances para abrir o placar. A Pantera chegava sem dificuldades à intermediária americana, mas pecava na pontaria e não balançou a rede.

Os goleiros pouco trabalharam no primeiro tempo, que acabou disputado no meio-campo. A única chance real do Coelho foi pouco antes do intervalo, quando Benítez tentou surpreender o goleiro Michael em cobrança de falta.

A etapa final, por outro lado, teve ritmo um pouco diferente. O Botafogo-SP seguia pressionando e ganhando campo, mas o Coelho acelerou as ações de contra-ataque e teve boas jogadas especialmente com Wallisson, que entrou no lugar de Benítez.

Em uma dessas escapadas, o Coelho conseguiu o gol. Aos 16 minutos da etapa final, Juninho escapou pela ala direita e cruzou na primeira trave. Renato Marques se antecipou ao goleiro e cabeceou para o fundo do gol.

Com o placar em desvantagem, os donos da casa aumentaram ainda mais a pressão e aproveitaram falhas defensivas do América para chegar com perigo. Mesmo assim, Dalberson pouco trabalhou também nos 45 minutos finais, tendo em vista que o Coelho buscou o domínio da bola, controlou a velocidade do jogo e protegeu a defesa com a posse no meio-campo.

A Pantera chegou a acertar o travessão, mas o gol de empate só saiu nos lances finais de jogo. Já nos acréscimos, Bernardo Schapo aproveitou boa cobrança de escanteio, subiu mais que toda a defesa americana e igualou o marcador.

Leia também

Botafogo-SP 1x1 América

Botafogo-SP

Michael; Matheus Costa, Lucas Dias (Wallisson) e Bernardo Schapo; Matheus Barbosa (João Costa), Emerson Negueba (Robinho), Patrick Brey (Toró), Gustavo Bochecha e Jean Victor (Douglas Baggio); Alex Sandro e Leandro Pereira. Técnico: Paulo Gomes.

América

Dalberson; Matheus Henrique, Éder, Júlio e Nicolas; Alê (Felipe Amaral), Juninho (Rodriguinho) e Benítez (Wallisson); Vitor Jacaré, Fabinho (Felipe Azevedo) e Renato Marques (Brenner). Técnico: Cauan de Almeida.

Motivo: 1ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Data e horário: sexta-feira, 19 de abril de 2024, às 19h (de Brasília)
Local: estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo

Arbitragem: Gustavo Ervino Bauermann-SC
Auxiliares: Henrique Neu Ribeiro-SC e Gizeli Casaril-SC
VAR: Diego Pombo Lopez-BA (VAR Fifa)

Gols: Renato Marques (16 min 2T) do América; Bernardo Schappo (46 min 2T) do Botafogo-SP

Cartão amarelo: Fabinho, Matheus Henrique, Nicolas (América); Matheus Barbosa, Bernardo Schapo (Botafogo-SP)


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.
Leia mais