Ouvindo...

Bahia recebe Atlético-GO pelo Brasileiro para voltar à Libertadores após 35 anos

Oitavo colocado da Série A, Esquadrão depende apenas de si para carimbar vaga no torneio continental

Elenco do Bahia ouve orientações de Rogério Ceni antes de treino no CT Evaristo de Macedo

O Bahia está a um jogo de fazer história. Caso vença o vice-lanterna Atlético-GO neste domingo (8), às 16h (de Brasília), na Arena Fonte Nova, em Salvador, o Esquadrão de Aço voltará à Copa Libertadores da América após 35 anos. O duelo é válido pela 38ª e última rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

A última participação do Esquadrão de Aço no torneio continental foi em 1989, quando chegou às quartas de final. Um ano antes, o clube conquistou seu segundo e último título brasileiro.

Em caso de empate ou derrota diante do Dragão, o Tricolor também pode carimbar uma vaga na Liberta. Para isso, precisará torcer para que o Cruzeiro não vença o Juventude, em duelo que acontece no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul-RS, de forma simultânea.

Um revés do Bahia também dá chance ao Vasco de classificação. No entanto, o Cruzmaltino precisaria vencer o Cuiabá, na Arena Pantanal, e tirar uma diferença de 12 gols de saldo.

Atualmente, o time treinado por Rogério Ceni ocupa a oitava colocação do Brasileiro, com 50 pontos. O Cruzeiro está logo atrás, com 49, e o Vasco tem 47.

Tabu a ser quebrado

O Tricolor tentará buscar um tabu que já dura sete anos. A última vitória do clube sobre o Dragão ocorreu no dia 5 de junho de 2017, na Fonte Nova. Desde então, são três triunfos rubro-negros e três empates.

No retrospecto geral, porém, a vantagem é do Bahia. As equipes se enfrentaram em 25 jogos oficiais ao longo da história, de acordo com dados do site oGol, com 11 vitórias baianas, oito empates e seis vitórias goianas.

Desfalques do Bahia

O goleiro Marcos Felipe, que sofreu uma concussão diante do Timão, não estará à disposição do técnico Rogério Ceni. O protocolo de concussão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), novidade nesta temporada, impede que o atleta volte a atuar antes de cinco dias de descanso.

Dessa forma, Ceni deve escolher entre Adriel, que foi muito criticado na última partida, e o experiente Danilo Fernandes, que não entra em campo desde o dia 25 de fevereiro de 2024.

O zagueiro David Duarte e o lateral-esquerdo Iago Borduchi, com lesões musculares, também devem ficar de fora. Já o zagueiro Victor Cuesta, que alega “dificuldade para respirar” nos treinamentos, é uma incógnita.

Atlético-GO com reforço

Do lado do Atlético-GO, o técnico Anderson Gomes terá o retorno do atacante Luiz Fernando, artilheiro do time na temporada, com 21 gols. O jogador cumpriu suspensão na última rodada, diante do Fortaleza.

Leia também

Bahia x Atlético-GO

Bahia

Adriel (Danilo Fernandes); Santi Arias, Gabriel Xavier, Kanu e Luciano Juba; Acevedo, Caio Alexandre, Everton Ribeiro e Cauly; Ademir e Luciano Rodríguez. Técnico: Rogério Ceni.

Atlético-GO

Ronaldo; Bruno Tubarão, Adriano Martins, Alix Vinicius e Guilherme Romão; Roni, Baralhas, Rhaldney e Shaylon; Luiz Fernando e Derek. Técnico: Anderson Gomes.

Motivo: 38ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 8 de dezembro de 2024 (domingo), às 16h (de Brasília)
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador

Árbitro: Gustavo Ervino Bauermann (SC)
Auxiliares: Thiaggo Americano Labes e Bruno Muller (ambos de SC)
Árbitro de vídeo: Rodolpho Toski Marques (PR)

Transmissão

Premiere.


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Nuno Krause é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. Antes, foi correspondente da Itatiaia no Nordeste. Formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), acumula passagens por Bahia Notícias, Jornal A TARDE e Rádio Salvador FM.