O Bahia só depende de si para garantir uma vaga na Copa Libertadores do ano que vem. O clube não disputa a principal competição da América do Sul desde 1989, um ano depois da conquista do último título brasileiro.
Neste momento, o Tricolor de Aço está dentro da zona de classificação: é o oitavo colocado da Série A do Brasileirão, com 50 pontos. Para terminar o certame nacional dentro do G8, a equipe treinada por Rogério Ceni precisa somente de uma vitória contra o Atlético-GO, na última rodada.
Os times se enfrentarão no próximo domingo (8), às 16h (de Brasília), na Arena Fonte Nova, em Salvador. Já rebaixado, o Dragão é o vice-lanterna da Série A, com 30 pontos.
Ganhando, o Bahia não poderá ser alcançado pelo Cruzeiro, que perdeu para o Palmeiras nessa quarta (4) e tem 49 pontos. O time celeste ocupa a nona colocação do Brasileirão.
E se empatar?
Caso empate com o Atlético-GO, o Esquadrão de Aço precisará torcer para que o Cruzeiro também não vença sua partida. A Raposa enfrentará o Juventude, também no domingo, às 16h, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul-RS.
E se perder?
Se perder, a torcida será basicamente a mesma no caso de empate. Isso porque o Cruzeiro tem uma vitória a menos que o Bahia. Caso os dois terminem com 50 pontos, portanto, o Tricolor ainda ficará na frente.
No entanto, uma derrota do time de Rogério Ceni coloca o Vasco, 10º colocado, com 47 pontos, como outro concorrente na disputa. O Bahia precisará torcer para que o Cruzmaltino não vença o Cuiabá, na Arena Pantanal, e tire 12 gols de diferença no saldo.