As duas equipes estão bem próximas na tabela de classificação. O Leão ocupa a 10ª colocação, com 45 pontos, e o Tricolor gaúcho é o 11º, com 44. Nenhum dos clubes possui qualquer chance de ser rebaixado à Segunda Divisão.
De acordo com dados do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a probabilidade de o Rubro-Negro baiano ir à “Sula” de 2025 é de 96,9%. Já o Imortal aparece com 94,9% de chances.
Os dois, inclusive, ainda têm possibilidades matemáticas de carimbar uma vaga na Libertadores: 2,7% para o Vitória, contra 1,4% para o Grêmio.
Como chega o Vitória
Embalado por um segundo turno imponente, o Vitória se abriu para sonhos maiores no Brasileirão. Na última rodada, dentro do Barradão, o time treinado por Thiago Carpini não deu chances para o Fortaleza e venceu por 2 a 0, com dois gols de Alerrandro.
Na escalação, a principal dúvida gira em torno do meia Matheuzinho. Destaque do time no Brasileirão, ele sofreu uma pancada no tornozelo contra o Fortaleza, no último domingo (1º), e não treinou durante a semana. A região ficou bastante inchada, e o jogador teve de ser encaminhado para o Hosptial São Rafael. O exame de imagem, contudo, não constatou lesão.
O atacante Zé Hugo é desfalque para o técnico Thiago Carpini, por acúmulo de cartões amarelos. Carlos Eduardo, por outro lado, retorna de suspensão e deve reforçar o ataque rubro-negro.
Como chega o Grêmio
Após afastar o risco de rebaixamento, o Grêmio respira mais aliviado para enfrentar o Vitória. Para sonhar com uma vaga na Pré-Libertadores, precisaria vencer o Leão e o Corinthians, além de torcer por dois tropeços do Cruzeiro.
Em campo pelo lado gremista,
O capitão Geromel, que foi titular no último domingo (1), não deve atuar fora de casa, em uma estratégia para evitar lesões adotada pela comissão técnica desde o início do ano.
Vitória x Grêmio
Vitória
Lucas Arcanjo; Raúl Cáceres, Edu, Neris, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Willian Oliveira e Ricardo Ryller; Gustavo Mosquito, Alerrandro e Carlos Eduardo (Janderson). Técnico: Thiago Carpini.
Grêmio
Marchesín; João Pedro, Rodrigo Caio, Jemerson e Reinaldo; Villasanti, Dodi, Aravena, Cristaldo e Soteldo; Braithwaite. Técnico: Renato Portaluppi.
Motivo: 37ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 4 de dezembro de 2024 (quarta-feira), às 20h (de Brasília)
Local: Estádio Barradão, em Salvador (BA)
Árbitro: Alex Gomes Stefano (RJ)
Auxiliares: Brígida Cirilo Ferreira (Fifa-AL) e Thiago Neto Corrêa Farinha (RJ)
Árbitro de vídeo: Rodrigo Nunes de Sá (Fifa-RJ)
Transmissão
Premiere.