Postulantes ao título da
O Verdão pode assumir a liderança, caso vença e o Botafogo não ganhe do Bragantino, também neste sábado, no interior paulista, em partida que começa um pouco mais tarde, às 19h (de Brasília). Até um empate pode bastar ao Alviverde, desde que o Alvinegro carioca perca em Bragança Paulista.
O Tricolor do Pici não jogou a toalha pela taça, apesar da derrota para o Grêmio, 3 a 1, e empate com o time reserva do Atlético, 1 a 1, no Castelão, resultados que fizeram a desvantagem para o Botafogo ficar em cinco pontos, e para o Palmeiras em quatro.
O Leão tem 56 pontos e se ganhar pode voltar a colar na frente, a depender também do resultado do Glorioso no estádio Nabi Abi Chedid.
Mais uma vez estarão frente a frente os dois mais longevos treinadores do futebol brasileiro na atualidade. Abel Ferreira, do Palmeiras, está há quatro anos à frente do time, desde outubro de 2020, enquanto Juan Pablo Vojvoda, do Fortaleza, tem três anos e cinco meses, desde maio de 2021.
Há equilíbrio: foram nove confrontos, com quatro vitórias de Vojvoda, três de Abel e dois empates.
Como chega o Palmeiras
Embalado pelas sete vitórias nos últimos oito jogos, além de um empate no período, o Palmeiras terá pelo menos duas mudanças no time titular.
O lateral-direito Marcos Rocha e o volante Aníbal Moreno estão suspensos pelo acúmulo de cartões amarelos. Assim, Mayke e Zé Rafael são os favoritos para ocuparem as vagas deixadas pelos respectivos desfalques. O argentino Giay e o garoto Fabinho são as outras opções.
Além dos suspensos Marcos Rocha e Aníbal Moreno, Murilo, Piquerez e Bruno Rodrigues serão ausências por lesões. O zagueiro tem problema muscular na coxa, o lateral está em transição física para retornar ao time e o atacante se recupera de rompimento do tendão patelar do joelho esquerdo — com previsão de volta apenas em 2025. Recuperado de contusão no ligamento do joelho, Maurício pode voltar a ser relacionado.
Como chega o Fortaleza
Vojvoda terá os retornos do lateral-direito Eros Mancuso e do zagueiro Kuscevic . Ambos cumpriram suspensão frente ao Atlético.
Outro defensor que volta a ficar à disposição é o argentino Tomás Cardona, recuperado de uma lesão muscular. Ele embarcou com o elenco no início da tarde desta sexta-feira (25), em viagem à capital paulista.
Quem também voltará a ser relacionado é o meia Kervin Andrade, que não enfrentou o Atlético por não ter dado tempo de retornar da Seleção da Venezuela. Ele defendeu seu país na Data Fifa de outubro.
O departamento médico do Leão tem o volante Lucas Sasha, com uma lesão muscular. Mas ele não será o único desfalque no Allianz Parque.
Expulsos contra o Atlético, o atacante Marinho e o lateral-direito Tinga terão que cumprir suspensão automática. Marinho recebeu o cartão vermelho após dar uma ombrada em Palacios, já Tinga fez falta em lance claro de gol.
Outra ausência por suspensão, mas pelo acúmulo de três cartões amarelos, é do lateral-esquerdo Bruno Pacheco. O atacante Breno Lopes também está suspenso, mas ele já não jogaria porque, pelo contrato de empréstimo com o Palmeiras, é preciso pagar uma multa de alto valor para usá-lo.
Palmeiras x Fortaleza
Palmeiras
Weverton; Mayke, Gustavo Gómez, Vitor Reis e Caio Paulista; Zé Rafael, Richard Ríos e Raphael Veiga; Estêvão, Flaco López e Felipe Anderson. Técnico: Abel Ferreira.
Fortaleza
João Ricardo; Tinga, Brítez, Kuscevic e Felipe Jonatan; Zé Welison, Matheus Rossetto e Hércules; Yago Pikachu, Lucero e Moisés. Técnico: Juan Pablo Vojvoda
Motivo: 31ª rodada da Série A do Brasileiro
Data e horário: 26 de outubro de 2024 (sábado), às 16h30 (de Brasília)
Local: Allianz Parque, em São Paulo
Árbitro: Ramon Abatti Abel (Fifa-SC)
Auxiliares: Bruno Raphael Pires (Fifa-GO) e Henrique Neu Ribeiro (SC)
VAR: Pablo Ramón Gonçalves (RN)
Transmissão: TV Globo e Premiere