Pela 11ª vez consecutiva, o Flamengo venceu o Bahia, neste sábado (5), na Arena Fonte Nova. Para manter a freguesia, o Rubro-Negro abriu o placar com Ayrton Lucas, no primeiro tempo. Alcaraz, de pênalti nos acréscimos, fechou a vitória por 2 a 0 pela 29ª rodada do Brasileirão.
Na segunda partida sob comando de Filipe Luís, o Flamengo repetiu a marcação alta e o controle que teve diante do Corinthians, na quarta (2), assim como as várias chances perdidas,
Com o resultado, o Rubro-Negro vai aos 51 pontos e segue no G4. O Bahia, com 45, é o sexto.
Freguesia mantida
A vitória deste sábado (5) foi a 11ª consecutiva do Flamengo sobre o Bahia, sendo cinco destes jogos em Salvador. Desde agosto de 2019, o Tricolor não sabe o que é vencer o rival.
Com a pausa para a Data Fifa, o Flamengo volta a campo no dia 17, quando enfrenta o Fluminense no Maracanã. No dia seguinte, o Bahia visita o Cruzeiro no Mineirão.
Flamengo incomoda o rival
O time de Filipe Luís repetiu a característica que marcou a estreia do treinador, na quarta (2), contra o Corinthians: linhas altas e pressão na saída de bola adversária.
Assim, o Flamengo incomodou o Bahia, impôs seu ritmo e criou mais. Gabigol, aos cinco e aos 26, finalizou duas vezes em lances com participação de Gerson, mas não marcou.
O Bahia teve mais dificuldade para construir, mas também levou perigo na bola aérea. Arias, em cruzamento de Cauly, e Thaciano, após escanteio, finalizaram com perigo.
Jean Lucas durante a partida entre Bahia e Flamengo, na Arena Fonte Nova, pelo Brasileirão
Ayrton Lucas abre o placar!
O gol do Flamengo saiu em lance que mostra a postura ofensiva que Filipe Luís promete dar ao Rubro-Negro. Após passe de Arrascaeta, Wesley pisou na área e cruzou para trás.
A finalização de Bruno Henrique, de primeira, parou em Marcos Felipe, mas Ayrton Lucas - o outro lateral - também estava na área e conferiu no rebote: 1 a 0 aos 34 minutos!
Arias parecia ser a única saída para o ataque do Bahia, que voltou a finalizar com Everaldo, sem perigo, aos 41. A atuação fez o time de Ceni ser vaiado na ida para o intervalo.
Bahia x Flamengo: Arrascaeta em ação na Arena Fonte Nova
Só um time joga em Salvador
Os times voltaram sem mudanças, e o domínio do Flamengo aumentou. Antes dos 12 minutos, Ayrton Lucas, Bruno Henrique e Arrascaeta quase ampliaram o placar.
O Bahia não conseguia ter a bola, o que fez a torcida da casa perder a paciência. Quando Ceni resolveu mexer, acionando Luciano Rodríguez e Ratão, foi xingado de “burro”.
Poucos minutos depois, Ademir entrou no Bahia. As oportunidades continuaram sendo do Flamengo, Gerson, aos 22, recebeu de Arrascaeta e finalizou rente à trave adversária.
Aos 40, Arrascaeta chegou a balançar a rede adversária após jogada individual de Michael - um dos acionados por Filipe Luís -, mas o meia uruguaio estava em posição de impedimento.
Alcaraz fecha o placar!
Nos minutos finais, coube ao Flamengo administrar o resultado. Alcaraz, em finalização de fora da área, acertou a trave. Nos acréscimos, o argentino teve a chance de balançar a rede.
Aos 53, Santi Arias agrediu Michael dentro da área e, após revisão do VAR, foi expulso e o pênalti foi marcado. Alcaraz foi para a cobrança e fechou o placar, aos 56 minutos: 2 a 0!
Bahia 0 x 2 Flamengo
Bahia
Marcos Felipe; Santi Arias, Gabriel Xavier, Kanu e Luciano Juba; Caio Alexandre (Yago Felipe), Jean Lucas (Iago), Carlos de Pena (Rafael Ratão) e Cauly; Thaciano (Luciano Rodríguez) e Everaldo (Ademir). Técnico: Rogério Ceni.
Flamengo
Rossi; Wesley (Varela), Léo Ortiz, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Erick Pulgar, De La Cruz (Alcaraz), Gerson e Arrascaeta (Allan); Bruno Henrique (Michael) e Gabigol (Gonzalo Plata). Técnico: Filipe Luís.
Gols: Ayrton Lucas (34'/1ºT) e Alcara (56'/2ºT), do Flamengo
Cartão amarelo: Everaldo, Caio Alexandre, Cicinho e Kanu (BAH); Arrascaeta, Bruno Henrique, Léo Pereira e Allan (FLA)
Cartão vermelho: Santi Arias (BAH)
Renda e público: Ainda não divulgado.
Motivo: 29ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 5 de outubro de 2024 (sábado), às 19h (de Brasília)
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS)
Auxiliares: Neuza Inês Back (SP) e Lúcio Beiersdorf Flor (RS)
Árbitro de vídeo: Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira (MG)