Dominante do início ao fim, o
Com o resultado, o Glorioso chega aos 50 pontos, dois a mais que o próprio Leão, que fica com 48 pontos. O time cearense ainda tem um jogo a menos que os cariocas e tem a chance de voltar a ser líder do nacional.
Primeiro tempo alvinegro
Jogando em casa e precisando da vitória para voltar à liderança, o Botafogo tomou conta das ações na primeira etapa do duelo. O Fortaleza seguiu seu padrão de sucesso: esperar o rival atacar para contra-atacar.
Se defendendo bem, o Leão soube impedir as principais investidas do Botafogo até os 30 minutos de partida. Nos 15 minutos finais, o Glorioso chegou muito perto de marcar o primeiro gol.
Igor Jesus teve chance clara de cabeça e Luiz Henrique em boa jogada dentro da área. Fortaleza escapou de ir para o intervalo com a derrota e metade da missão que se propôs no Nilton Santos foi concluída.
VAR salva
No final da primeira etapa, o árbitro Flávio Rodrigues de Souza marcou toque de mão de Lucas Sasha após chute de Marlon Freitas. No entanto, a bola só bateu na cabeça do jogador cearense.
O árbitro de vídeo chamou e Flávio anulou a penalidade marcada. Se não fosse a interferência, seria um erro claríssimo contra os visitantes.
Impedimento
Como terminou o primeiro tempo, começou o segundo. O Fortaleza sempre esperando o Botafogo e sendo encurralado na maior parte do jogo. Porém, contra-atacar estava difícil para o Leão.
Totalmente dominante, o Botafogo chegou ao gol com 15 minutos, mas por muito pouco não conseguiu comemorar. Marçal cruzou para Igor Jesus completar para o fundo do gol.
Porém, novamente, a alegria do torcedor do Botafogo parou na decisão da arbitragem. O lateral-esquerdo estava em posição regular no início da jogada e o gol foi anulado.
Gol merecido
O domínio surtiu o efeito esperado. O Botafogo chegou ao merecido gol, aos 27 minutos da segunda etapa, quando o Fortaleza já não conseguia mais segurar o empate. Igor Jesus foi quem abriu o placar.
Após belíssimo lançamento de Barboza, o camisa 99 dominou no peito e bateu cruzado, sem chances para João Ricardo. Incendiou a torcida do Botafogo. Com o resultado, o Glorioso reassumiu a ponta da Série A do Brasileiro.
Dia de Igor Jesus
Além de colocar o Glorioso na frente e encaminhar a vitória, Igor Jesus ainda aproveitou contra-ataque para dar números finais para a grande vitória do Botafogo. Ele marcou o segundo gol, no apagar das luzes, dando números finais.
Além dos gols marcados, ele ainda teve um gol anulado, após impedimento de Marçal. A cada rodada, se firma cada vez mais como o grande centroavante alvinegro. Liderança volta para o Glorioso.
Próximos jogos
Fora da disputa da Copa do Brasil, Botafogo e Fortaleza terão quase duas semanas de treinamentos e descanso para o próximo compromisso. O Glorioso só volta a campo no dia 14, novamente no Nilton Santos, diante do
O Leão faz o jogo atrasado contra o
Botafogo 2x0 Fortaleza
Botafogo
John; Mateo Ponte (Tchê Tchê), Bastos, Barboza e Cuiabano (Marçal); Marlon Freitas, Gregore (Danilo Barbosa) e Almada; Luiz Henrique (Tiquinho Soares), Savarino (Matheus Martins) e Igor Jesus. Técnico: Artur Jorge.
Fortaleza
João Ricardo; Brítez, Kuscevic, Cardona (Felipe Jonatan) e Bruno Pacheco; Lucas Sasha (Kervin Andrade), Hércules (Pedro Augusto) e Pochettino (Martínez); Breno Lopes, Moisés (Yago Pikachu) e Lucero. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Gols: Igor Jesus (Aos 27 min do 2º tempo e aos 45 min do 2º tempo) para o Botafogo
Cartão amarelo: Gregore, Bastos, Marçal (BOT); Cardona, Hércules, Pedro Augusto, Kervin Andrade (FOR)
Cartão vermelho: Nenhum
Motivo: Jogo válido pela 25ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Local: Estádio Nilton Santos, Rio de Janeiro
Data e hora: 31 de agosto de 2024, às 21h (de Brasília)
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (SP)
Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Danilo Ricardo Simon Manis (SP)
Arbitro de vídeo: Rodrigo Guarizo do Amaral (Fifa/SP)