Ouvindo...

Em clássico quente, Palmeiras vence São Paulo com gol nos acréscimos e segue no G4

Alviverde leva a melhor após polêmcia com VAR e jogador do Tricolor, que saiu de campo desacordado

López marcou os dois gols do Palmeiras sobre São Paulo

Em um clássico quente, marcado por um susto com o lateral-esquerdo Patrcyk e intervenção polêmcia do VAR, o Palmeiras venceu o São Paulo por 2 a 1 com um gol aos 56 minutos da etapa final neste domingo (18), no Allianz Parque, pela 23ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Brilhou a estrela de Flaco López, que balançou as redes duas vezes e manteve a equipe alviverde no G4. Luciano descontou para os tricolores.

O resultado poderia ser melhor para o time palestrino se o gol de Lázaro não tivesse sido anulado após o VAR chamar o árbitro Claus para rever o lance. O juiz viu uma participação de Flaco López e marcou impedimento, causando revolta entre os alviverdes.

Antes disso, todos os jogadores ficaram assustados com o lateral-esquerdo Patryck, que chegou a ficar desacordado e saiu de campo de ambulância direto para o hospital após bater a cabeça no chão.

A partida ainda teve o auxiliar técnico João Martins e o atacante Luciano expulsos e terminou com uma confusão generalizada entre atletas de Palmeiras e São Paulo na saída de campo.

Classificação

Com o resultado, o Palmeiras se manteve na quarta posição da Série A, com 41 pontos. Já o São Paulo caiu para o sexto lugar, com 38 pontos.

Leia também

Próximos jogos

Palmeiras e São Paulo agora concentram forças nos jogos de volta das oitavas de final da Copa Libertadores. O Alviverde recebe o Botafogo nesta quarta-feira (21), às 21h30 (de Brasília), no Allianz Parque. Já o Tricolor enfrenta o Nacional-URU na quinta-feira (22), às 19h (de Brasília), no Morumbis.

O jogo

Às vésperas da decisão de uma vaga nas quartas de final da Copa Libertadores, o clássico colocou em oposição as estratégias de Palmeiras, escalado com quase a força máxima e reforçado por Estêvão, e o São Paulo, que entrou em campo com equipe mista e montado com três zagueiros.

Palmeiras começa melhor

Nesse cenário, o time alviverde foi quem tomou conta do jogo nos primeiros 20 minutos. Com Lázaro e Estêvão soltos pelas pontas, o Verdão viveu bons momentos e assustou em chutes de Richard Ríos e Raphael Veiga.

Tricolor evolui

Do outro lado, o Tricolor parecia ainda mais fragilizado com a saída do atacante Ferrerira, com does no joelho esquerdo. Porém, a equipe começou a melhor na partida quando o lateral-esquerdo Patryck foi acionado para a vaga. O São Paulo teve uma grande chance com André Silva e outra com o próprio Patryck.

Verdão retoma força

Em seguida, mesmo em meio à dificuldade para se livrar da boa marcação do Tricolor, o Palmeiras voltou a incomodar o rival usando os chutes de longa distância. Assim, teve outros bons momentos com Raphael Veiga e López.

Ao mesmo tempo, a comissão técnica do Palmeiras começou a se irritar com as decisões do árbitro Raphael Claus, que expulsou o auxiliar João Martins por reclamação. Ele precisou ser contido por jogadores alviverdes.

Jogadores de Palmeiras e São Paulo disputam bola em clássico

Segundo tempo

Na volta do intervalo, o clássico viveu de tudo. Primeiro, o Palmeiras conseguiu consolidar a superioridade do primeiro tempo ao abrir o placar com Flaco López, logo aos seis minutos.

Preocupação

Em seguida, os dois times passaram por mudanças na escalação, e a partida ganhou novos capítulos em série. De cara, veio um momento de apreensão com o lateral-esquerdo Patryck, que bateu a cabeça no chão após uma divida e saiu do estádio para o hospital de ambulância.

São Paulo empata

Recuperado do susto e reforçado com as entradas de Luciano e Lucas, o São Paulo conseguiu igualar o placar do clássico. Luciano arriscou um chute de fora da área após Lázaro errar no bote e empatou o jogo aos 26 minutos.

Na comemoração, o atacante deu uma “voadora” na bandeira do escanteio e irritou a torcida, que chegou a arremessar um tênis em campo. O atleta foi advertido com um cartão amarelo.

Polêmica com VAR

Um minuto depois, o Palmeiras teria se colocado a frente do placar novamente com a redenção do atacante Lázaro, se não fosse a atuação do VAR.

Após o lance, o árbtiro Raphael Claus foi chamado para rever o gol e decidiu que o atacante Flaco López, impedido, participou da jogada, anulando o gol e gerando grande revolta dos alviverdes.

Luciano expulso e gol da vitória

Os atos finais ficaram por conta do atacante Luciano, que foi expulso da partida por uma falta na entrada da área. Já nos acréscimos, o Palmeiras partiu para cima e conseguiu chegar a vitória aos 56 minutos do segundo tempo, com um gol de cabeça de López.

Palmeiras 2 x 1 São Paulo

Palmeiras

Weverton; Marcos Rocha, Vitor Reis, Gustavo Gómez e Caio Paulista (Vanderlan); Richard Ríos (Rony), Zé Rafael (Aníbal Moreno), Estêvão (Felipe Anderson), Raphael Veiga (Rômulo) e Lázaro (Mauricio); Flaco López. Técnico: Abel Ferreira

São Paulo

Rafael; Ferraresi, Arboleda e Sabino; Moreira (Lucas), Bobadilla, Nestor (Luiz Gustavo) e Michel Araujo (Luciano); Wellington Rato, Ferreira (Patryck) e André Silva (Calleri). Técnico: Luis Zubeldía

Gols
Flaco López (6min2ºT e 56min2ºT), do Palmeiras
Luciano (26min2ºT), do São Paulo

Cartões amarelos
Vitor Reis, Abel Ferreira, Marcos Rocha (Palmeiras); Sabino, Luciano (São Paulo)

Cartão vermelho
Luciano, do São Paulo

Público: 35.791
Renda: R$ 3.635550,69 milhões

Motivo: 23ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 18 de agosto de 2024, às 16h (de Brasília)
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)

Árbitro: Raphael Claus (SP)
Auxiliares: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Daniel Paulo Ziolli (SP)
Árbitro de vídeo: Rodolpho Toski Marques (PR)


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Brenno Costa é jornalista multimídia formado pela Universidade Católica de Pernambuco e pós-graduado em comunicação e marketing pela Estácio. Atualmente, é correspondente da Itatiaia em São Paulo. Antes, trabalhou na Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco/Superesportes e no Globo Esporte.