Ouvindo...

Botafogo dá olé, goleia o Flamengo e volta à liderança do Brasileirão

Equipe de Artur Jorge domina o rival rubro-negro, cria muitas chances no Nilton Santos e garante liderança do Campeonato Brasileiro por mais uma rodada

Jogadores do Botafogo comemoram um dos gols na vitória sobre o Flamengo

Com um volume de jogo muito superior ao do Flamengo, o Botafogo goleou o rival neste domingo (18), por 4 a 1, e voltou à liderança do Campeonato Brasileiro. O clássico no Nilton Santos teve momentos de tensão, mas o Alvinegro contou com gols de Mateo Ponte, Igor Jesus e Matheus Martins, duas vezes, para terminar o jogo ao som de “olé".

Bruno Henrique descontou para o Rubro-Negro, ainda no primeiro tempo, mas o time de Tite pouco fez na etapa final.

De quebra, o Botafogo encerrou um jejum de vitórias seis anos sem vencer o rival em casa e garantiu, pela primeira vez nos pontos corridos, dois triunfos diante do Flamengo.

O resultado levou o time de Artur Jorge aos 46 pontos, um a mais do que o vice-líder Fortaleza. O Flamengo, com 41, caiu para quarto. Confira a classificação da Série A!

Foco na Libertadores

Após o clássico, os rivais cariocas voltam as atenções para as oitavas de final da Copa Libertadores. Veja todos os confrontos aqui!

Na quarta (21), o Botafogo visita o Palmeiras em São Paulo. Na quinta (22), o Flamengo vai a La Paz, na Bolívar, enfrentar o Bolívar.

Leia também

Botafogo larga na frente!

A bola rolou no Nilton Santos e o Botafogo logo abriu o placar. Aos três minutos, o time de Artur Jorge trocou bons passes até a bola chegar a Marlon Freitas.

Livre na entrada da área, o camisa 17 viu Mateo Ponte entrando nas costas de Ayrton Lucas e Bruno Henrique e cruzou. De cabeça, o uruguaio fez 1 a 0!

Mateo Ponte, de cabeça, botou o Botafogo em vantagem logo no início do clássico com o Flamengo

Outro problema para Tite

Em desvantagem, o Flamengo ainda perdeu Arrascaeta aos seis minutos. O uruguaio, com problema muscular, chorou no banco de reservas ao ser substituído.

O Alvinegro ameaçou uma pressão, mas o jogo passou a ficar concentrado nas intermediárias defensivas, com os dois times cautelosos para não correr riscos.

Bruno Henrique, sempre ele

Tanto de um lado quanto de outro, a posse de bola passou a ficar muito com os zagueiros. Então, a qualidade de Léo Ortiz - improvisado como volante - fez a diferença.

O camisa 3 recuou para sair com a bola e deu lançamento na medida para Bruno Henrique, que se redimiu ao vencer Ponte na velocidade e tocar por cobertura: 1 a 1 aos 24!

Em oito clássicos contra o rival no Nilton Santos, BH27 chegou ao seu sétimo gol marcado pelo Flamengo, horando o apelido de “Rei dos Clássicos”.

Bruno Henrique encobre John, do Botafogo, e marca para o Flamengo no Nilton Santos

Chances perdidas lá e cá

Até o intervalo, foram duas boas chances para cada lado. O Botafogo mostrou mais ambição de controlar o jogo e finalizou com perigo com Gregore e Cuiabano.

O Flamengo, bem postado defensivamente, ameaçou em chute de fora da área de Ayrton Lucas e com Carlinhos, dentro da área, apó mais um ótimo passe de Léo Ortiz.

Igor Jesus marca o dele

O Botafogo repetiu o bom início após o intervalo. Aos nove minutos, após jogada de Almada e bate e rebate dentro da área, a bola sobrou para Igor Jesus, que finalizou de primeira: 2 a 1!

Igor Jesus marca seu primeiro gol em clássico pelo Botafogo

Almada perde pênalti!

Com o time mandante novamente em vantagem, o clássico ganhou em intensidade, com cartões amarelos em sequência, e emoção. Wesley e Almada tiveram boas chances.

Aos 18, Luiz Henrique partiu para cima de Ayrton Lucas dentro da área e foi derrubado. Após revisão do VAR, o pênalti para o Botafogo foi marcado.

Quem chamou a responsabilidade foi Thiago Almada, principal reforço do clube para o segundo semestre. A cobrança, contudo, foi ruim, e Rossi impediu o gol do compatriota.

Pressão do Botafogo

Com várias mudanças de lado a lado, o Botafogo passou a pressionar o Flamengo, que se desorganizou em relação ao primeiro tempo. Foram chances perdidas em série.

Tiquinho Soares, Savarino, Matheus Martins... Todos tiveram frente a frente com Rossi, mas finalizaram para fora ou sem força, facilitando a vida do goleiro rubro-negro.

Matheus Martins garante a goleada!

Aos 39, enfim, o terceiro gol saiu. Savarino teve liberdade para avançar pela esquerda e cruzar na medida para Matheus Martins, que ampliou o placar: 3 a 1!

Aos 49, Matheus Martins foi lançado por Allan, driblou David Luiz e finalizou forte, sem chances para Rossi: 4 a 1 para o Botafogo, que terminou o jogo com a torcida cantando “olé".

Botafogo 4 x 1 Flamengo

Botafogo

John; Ponte (Tchê Tchê), Bastos, Barboza e Cuiabano; Gregore, Marlon Freitas e Almada (Matheus Martins); Savarino, Luiz Henrique (Allan) e Igor Jesus (Tiquinho Soares) - Técnico: Artur Jorge

Flamengo

Rossi; Wesley, David Luiz, Fabricio Bruno (Léo Pereira) e Ayrton Lucas (Varela); Allan (Lorran), Léo Ortiz, Arrascaeta (Victor Hugo) e Gerson (Evertton Araújo); Bruno Henrique e Carlinhos - Técnico: Tite.

Gols: Ponte (3'/1ºT), Igor Jesus (9'/2ºT) e Matheus Martins (39'/2ºT e 49'/2ºT), do Botafogo, e Bruno Henrique (24'/1ºT), do Flamengo
Cartão amarelo: Cuiabano, Ponte, Alexander Barboza e Savarino (BOT); Varela e Carlinhos (FLA)
Cartão vermelho: Não houve.

Renda e público: R$ 1.909.690,00 / 23.731 pagantes / 25.888 presentes

Motivo: 23ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e hora: 18 de agosto de 2024, às 18h30 (de Brasília)
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)

Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ) e Thiago Henrique Neto (RJ)
VAR: Rodrigo Guarizo do Amaral (SP)


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.