Pela terceira vez em 10 dias, Flamengo e Palmeiras se enfrentaram neste domingo (11) e, desta vez, ficaram no 1 a 1. Após o confronto na Copa do Brasil, no qual o Rubro-Negro levou a melhor, os times de Tite e Abel Ferreira empataram pela 22ª rodada do Brasileirão, resultado que não agradou ninguém no Maracanã.
O Flamengo saiu na frente com Arrascaeta e sentiu o “gostinho” da liderança, mas foi aos 41 pontos com o empate, ficando atrás do Botafogo, com 43, e Fortaleza, com 42.
O Palmeiras, por sua vez, empatou na reta final com Luighi e foi aos 38 pontos, mesma pontuação do São Paulo, quinto lugar. Confira a tabela e a classificação do Brasileirão!
Os goleiros Rossi e Weverton, com ótimas defesas no primeiro e segundo tempo, também foram os responsáveis pelo resultado no Rio de Janeiro.
Foco na Libertadores
A partir de agora, as atenções de Flamengo e Palmeiras estão voltadas para as oitavas de final da Libertadores. Veja todos os confrontos da Copa!
Na quarta (14), o Verdão enfrenta o Botafogo, no Nilton Santos. Na quinta (15), o Rubro-Negro recebe o Bolívar-BOL, no Maracanã. Confira os detalhes aqui.
Roteiro se repete
O início da partida foi similar ao que aconteceu no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, com o Flamengo impondo seu ritmo e ameaçando a meta defendida por Weverton.
Aos dois minutos, Everton Cebolinha invadiu exigiu a primeira defesa do goleiro. O camisa 11, de novo com dores musculares, teve que deixar a partida de maca, aos 10 minutos.
Weverton pega tudo
Luiz Araújo - que também o substituiu no duelo da Copa e foi decisivo na vitória por 2 a 0 - teve boa oportunidade aos 18, mas a finalização explodiu em Gustavo Gómez.
Poucos minutos antes, Gerson avançou pelo lado esquerdo e cruzou na medida para Pedro. A cabeçada do camisa 9 tinha a direção certa, mas Weverton fez outra grande intervenção.
Aos 25, foi a vez de Arrascaeta receber passe de Luiz Araújo e chutar para nova defesa de Weverton, responsável por manter o 0 a 0 no placar até este momento.
VAR em ação!
Até os 33, o Palmeiras pouco havia feito na partida. Com dificuldades defensivas, também não conseguiu encaixar os ataques no Maracanã.
A bola parada, então, surgiu. Em falta cobrada na área do Flamengo, Gómez desviou e Rossi defendeu. No rebote, Flaco López balançou a rede.
O lance, contudo, foi revisado pelo VAR e, após cerca de quatro minutos, a posição de impedimento de Gómez foi marcada, anulando o gol.
A vez de Rossi
Na volta do intervalo, foi a vez do goleiro do Flamengo brilhar. O Palmeiras voltou mais ligado na partida e teve três ótimas chances antes dos 10 minutos.
A primeira foi com Maurício, em contra-ataque, mas o camisa 1 do Flamengo defendeu. Logo depois, foi Lázaro quem arriscou de fora da área, e Rossi foi bem outra vez.
De mansinho... Arrascaeta!
A resposta do Flamengo veio de pé em pé, com a bola passando por De La Cruz e Gerson até chegar a Arrascaeta, dentro da área do Palmeiras.
O camisa 14 girou em cima da marcação e finalizou travado por Vanderlan, mas a bola rolou, devagar, até passar a linha do gol: 1 a 0 aos 24 minutos da etapa final!
Abel mexe e Palmeiras reage!
Após o gol, Abel Ferreira colocou em campo Rony, Raphael Veiga, Rômulo e Luighi. O Palmeiras foi para cima e castigou o Flamengo na bola aérea.
Em cruzamento de Fabinho, Rony cabeceou para mais uma ótima defesa de Rossi. No rebote, contudo, o jovem Luighi apareceu sozinho para deixar tudo igual aos 41: 1 a 1!
A jogada teve participação de três jogadores que deixaram o banco de reservas do Palmeiras e foi revisada pelo VAR, que confirmou a condição legal e validou o gol de empate.
Nos minutos finais, o zagueiro Murilo, do Palmeiras, ainda foi expulso. O 1 a 1, de todo modo, persistiu até o fim.
Flamengo 1 x 1 Palmeiras
Flamengo
Rossi; Wesley, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas (Viña); Erick Pulgar (Allan), De La Cruz (Léo Ortiz), Gerson e Arrascaeta; Everton Cebolinha (Luiz Araújo) e Pedro (Gabigol) - Técnico: Tite.
Palmeiras
Weverton; Vitor Reis, Gustavo Gómez e Murilo; Giay, Moreno (Fabinho), Richard Rios (Rômulo) e Maurício (Raphael Veiga) e Vanderlan; Lázaro (Luighi) e Flaco López (Rony) - Técnico: Abel Ferreira
Gols: Arrascaeta (24'/ºT), do Flamengo, e Luighi (41'/2ºT), do Palmeiras
Cartão amarelo: Erick Pulgar (FLA); Moreno, Murilo e Gustavo Gómez (PAL)
Cartão vermelho: Murilo (PAL)
Renda e público: R$ 4.576.502,50 / 51,476 pagantes / 55.051 presentes
Motivo: Jogo da 22ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e hora: 11 de agosto de 2024, às 16h (de Brasília)
Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (GO) e Eduardo Goncalves Da Cruz (MS)
Árbitro de vídeo: Marco Aurelio Augusto Fazekas Ferreira (MG)