Após encarar a altitude de 2.500 metros de Sangolquí, no Equador, e empatar por 1 a 1 com o Independiente del Valle no primeiro jogo da semifinal da Copa Sul-Americana, o Atlético volta novamente a atenção para o Campeonato Brasileiro. Com 33 pontos e na 15ª colocação, o time comandado por Jorge Sampaoli precisa derrotar o Ceará para “ganhar oxigênio” e respirar na competição.
A partida contra o “Vozão”, marcada para 16h (de Brasília) do próximo sábado (25), e será disputada na Arena MRV. Atualmente, o Galo tem dois pontos a mais que o Vitória, primeira equipe da zona de rebaixamento. Com 35 pontos, o time comandado por Léo Condé é o 13º colocado.
No confronto do turno, válido pela 11ª rodada, os mineiros derrotaram os cearenses por 1 a 0, com gol de Rony. A partida, no Castelão, marcou a última vitória atleticana como visitante nesta edição. De lá para cá, foram oito derrotas e um empate. Além disso, são cinco partidas sem marcar um gol sequer fora de casa (no Brasileiro).
Pior campanha do returno
Com apenas seis pontos conquistados, em 30 possíveis, o Atlético é o dono da pior campanha do returno da Série A. Esta sequência começou quando o time, ainda sob comandado de Cuca, perdeu por 3 a 1 para o Grêmio, em casa. Com este jogo, foram cinco derrotas, três empates e apenas duas vitórias.
Terceiro pior ataque
Vindo de derrota por 1 a 0 para o Corinthians, na Neo Química Arena, o Galo também vai mal no quesito “gols marcados”. Com 26, é o terceiro pior da competição, superando apenas Sport-PE (21) e Juventude (23).
Risco de rebaixamento
Com o revés na capital paulista, e com o triunfo do Vitória sobre o Santos, o risco de rebaixamento do Atlético subiu de 10,5% para 12,8%, conforme o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Atlético no returno do Campeonato Brasileiro
- Atlético 1 x 3 Grêmio
- São Paulo 2 x 0 Atlético
- Vitória 1 x 0 Atlético
- Atlético 1 x 1 Santos
- Botafogo 1 x 0 Atlético
- Atlético 1 x 0 Mirassol
- Atlético 0 x 0 Juventude
- Fluminense 3 x 0 Atlético
- Atlético 1 x 1 Cruzeiro
- Corinthians 1 x 0 Atlético