Ouvindo...

Com caras novas, Cruzeiro e Atlético se enfrentam pelo Brasileirão

Clássico da 22ª rodada acontecerá neste sábado, no Mineirão, e está marcado para 21h30 (de Brasília)

O fim de semana em Belo Horizonte será movimentado com o duelo entre Cruzeiro e Atlético. Os arquirrivais se enfrentam neste sábado (10), às 21h30 (de Brasília), no Mineirão, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. De ambos os lados há caras novas, tendo em vista que as equipes se reforçaram na janela de transferências do meio do ano.

Mandante no duelo, o Cruzeiro viveu uma metamorfose desde o último encontro com o Atlético, ocorrido no dia 7 de abril, na partida de volta da final do Campeonato Mineiro. Naquela ocasião, o Atlético venceu de virada (3 a 1) e ficou com o pentacampeonato estadual.

Novo Cruzeiro

De lá para cá, o treinador do Cruzeiro mudou — saiu Nicolás Larcamón e chegou Fernando Seabra — e o controle acionário da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) saiu das mãos de Ronaldo Fenômeno, passando para Pedro Lourenço.

A chegada do empresário do ramo supermercadista fez o Cruzeiro dar um salto, com a injeção de R$ 180 milhões no futebol e a contratação de sete reforços: o goleiro Cássio, o zagueiro Jonathan Jesus, os volantes Matheus Henrique, Walace e Fabrizio Peralta; além dos atacantes Kaio Jorge e Lautaro Díaz.

Atlético e investimentos pontuais

Visitante, o Atlético aproveitou a base do elenco formada nos últimos anos, mas não deixou de fazer contratações importantes. A diretoria alvinegra reforçou a equipe com o meia-atacante Bernard, os zagueiros Junior Alonso e Lyanco; o meio-campista Fausto Vera, e, por último, o atacante Deyverson.

Com essas aquisições, o clube gastou algo em torno de R$ 52 milhões nessa janela de transferências.

Situação das equipes

Com 35 pontos conquistados, o Cruzeiro busca terminar a rodada entre os quatro melhores. Atualmente, o time comandado por Seabra ocupa a quinta posição, com dois pontos a menos que o Palmeiras, quarto colocado.

O Atlético, por sua vez, aparece em nono. Com 28 pontos, a equipe alvinegra tem olhar mais modesto e, neste momento, encostar no G6 é o grande objetivo. O São Paulo, com 35, é o primeiro alvo na tabela de classificação.

Quinto jogo na temporada

Cruzeiro e Atlético ficarão frente a frente pela quinta vez na temporada. O Galo leva vantagem no retrospecto deste ano, com duas vitórias. O time celeste venceu uma. Houve ainda um empate.

Antes do duelo de volta da final do Campeonato Mineiro, vencido pelo Atlético, os arquirrivais se enfrentam duas vezes no Estadual (fase de grupos e jogo de ida da final) e no primeiro turno do Campeonato Brasileiro.

No primeiro encontro do ano, válido pelo Campeonato Mineiro, o Cruzeiro surpreendeu e venceu por 2 a 0, na Arena MRV, em 3 de fevereiro. Os gols celestes foram marcados pelo zagueiro Zé Ivaldo e o atacante João Pedro, esse último emprestado recentemente ao Mirassol, até o fim do Campeonato Paulista de 2025.

Na primeira partida da final estadual houve empate em 2 a 2, também na Arena MRV, no dia 30 de março. Os gols foram marcados por Bruno Fuchs e Hulk, para o Atlético; Jemerson, contra, e Juan Dinenno, marcaram os gols do Cruzeiro.

Já o confronto válido pelo turno do Brasileirão terminou em 3 a 1 para o Atlético, também na casa atleticana. Saravia, Scarpa e Hulk marcaram na virada alvinegra. Mateus Vital abriu o placar para o Cruzeiro.

Time do Cruzeiro

O técnico Fernando Seabra comandou o último treino visando ao clássico nessa sexta-feira (9). O treinador tem uma importante dúvida na defesa. O lateral-direito William sentiu um incômodo no joelho esquerdo durante a partida contra o Fortaleza, precisou ser substituído no intervalo e foi poupado nas atividades de terça e quarta.

O camisa 12 trabalhou com bola na quinta e sexta, mas ainda é dúvida para o jogo. Se ele não jogar, Wesley Gasolina é uma opção.

Na zaga, João Marcelo está fora por suspensão, após receber o terceiro cartão amarelo nos minutos finais, na derrota por 2 a 0 para o Fortaleza. Para essa vaga, o argentino Lucas Villalba é o mais cotado.

No meio-campo, Seabra poderá manter a formação com Lucas Romero, Matheus Henrique, Álvaro Barreal e Matheus Pereira.

Na frente, Kaio Jorge e Lautaro Díaz devem ser mantidos.

Leia também

Time do Atlético

Sem poder contar com o atacante Hulk, que trata de lesão na panturrilha, Milito pode promover uma estreia no clássico.

Apresentado oficialmente na última quarta-feira (7), antes da partida contra o CRB, Deyverson participou de duas atividades com o grupo e pode ser novidade para o confronto no Gigante da Pampulha. Ele deve figurar, pelo menos, entre os relacionados.

Possibilidades

Para eleger os onze que iniciam o clássico, Milito tem boas opções nos setores defensivo e ofensivo. Uma das possibilidades é acionar Zaracho na vaga de Bernard; outra, a entrada de Deyverson como companheiro de ataque de Paulinho. Na zaga, Rodrigo Battaglia também pode retomar a titularidade.

Cruzeiro X Atlético

Cruzeiro

Cássio; William (Gasolina), Zé Ivaldo, Villalba e Marlon; Romero, Matheus Henrique, Barreal e Matheus Pereira; Lautaro Díaz e Kaio Jorge. Técnico: Fernando Seabra.

Atlético

Everson; Saravia, Fuchs (Battaglia), Alonso; Otávio, Franco, Gustavo Scarpa; Arana; Bernard (Zaracho); Paulinho e Cadu (Vargas/Deyverson). Técnico: Gabriel Milito.

Motivo: 22ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Mineirão, em Belo Horizonte
Horário: 21h30 (de Brasília)
Data: 10 de agosto de 2024 (sábado)
Arbitragem: Raphael Claus, auxiliado por Danilo Ricardo Simon Manis e Evandro de Melo Lima.
VAR: Wagner Reway
Transmissão: Premiere; A Itatiaia também transmite o clássico pelo 610AM, 95,7 FM e pelos canais oficiais no Youtube (@itatiaiaesporte e @itatiaiaoficial)


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Henrique André é repórter multimídia e setorista do Atlético na Itatiaia. Acumula passagens por Uol Esporte, Jornal Hoje em Dia e outros veículos. Participou da cobertura de grandes eventos, como Copas do Mundo (2014-18) e Olimpíada (2016-2021).
Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.
Leia mais