Em um confronto de duas equipes que brigam pelo topo do Campeonato Brasileiro, Palmeiras e Cruzeiro se enfrentam neste sábado (20), às 21h (de Brasília), no Allianz Parque, em São Paulo. O duelo pode ser considerado o ‘jogo da 18ª rodada’ pela posição dos times na tabela.
Vice-líder do Brasileirão, com 33 pontos, o
Caso vença o Palmeiras fora de casa, o Cruzeiro pode entrar no G4 do Brasileirão. Para isso, o São Paulo (4º colocado, com 30 pontos) e o Bahia (5º colocado, com 30 pontos) não poderiam vencer os seus jogos contra Juventude e Corinthians, respectivamente.
Palmeiras tenta manter escrita no Allianz
O time alviverde não perde no seu estádio há 19 jogos. São 17 vitórias e dois empates. A última derrota do Palmeiras no Allianz Parque, por sinal, aconteceu em 19 de outubro do ano passado, quando perdeu por 2 a 0 para o Atlético.
Neste Brasileirão, apenas Athletico e Internacional conseguiram ganhar do Verdão atuando em São Paulo, mas essas partidas aconteceram na Arena Barueri.
Alviverde com desfalques de peso
Para seguir com a escrita, o técnico Abel Ferreira precisa superar desfalques importantes. O comandante palestrino não terá o atacante Estêvão, que sofreu torções no tornozelo e no joelho da perna esquerda. O provável substituto é o recém-chegado Felipe Anderson. Mauricio corre por fora, assim como
A outra ausência no time titular
Por outro lado, o grupo alviverde ganha o reforço do lateral-direito Augustín Giay. O ex-jogador do Santa Lorenzo está regularizado e deve ser opção para o decorrer da partida.
Cruzeiro terá mudança entre os titulares?
Após ter vencido o Bragantino, em Belo Horizonte, na última rodada, o Cruzeiro pode ter uma novidade no meio-campo. Contratado com status de titular, o volante Matheus Henrique briga pela vaga com o capitão Lucas Silva.
No último sábado (13),
Manutenção de Cássio e Kaiki
Ainda com relação ao sistema defensivo, Cássio e Kaiki devem ser mantidos entre os titulares do Cruzeiro. O
Em recuperação de uma lesão no ombro direito,
Walace e Dinenno fora
Mesmo depois de ter participado dos treinamentos com o elenco, Walace seguiu fora da lista de relacionados. O volante foi contratado junto à Udinese, da Itália, e havia expectativa de ele ficar no banco de reservas contra o Palmeiras.
Sem jogar desde abril, o argentino Juan Ignacio Dinenno também não vai enfrentar o Palmeiras. Recuperado de uma cirurgia no púbis, o centroavante voltou a trabalhar integralmente com o elenco no meio da semana, mas não reuniu condições ideais de jogo.
Ataque do Cruzeiro
No ataque do Cruzeiro, Fernando Seabra deve manter a estrutura com Arthur Gomes na ponta esquerda e Gabriel Veron, em grande fase, no lado direito do setor.
No último sábado (13),
Kaio Jorge, opção no banco de reservas contra o Bragantino, tende a ser suplente pelo segundo jogo consecutivo.
Assim como o lateral-esquerdo Marlon, o atacante Rafa Silva fez trabalhos híbridos entre a preparação física e a fisioterapia. O
100º jogo entre os clubes
Adversários na 18ª rodada da Série A,
8º duelo entre Palmeiras e Cruzeiro no Allianz
Inaugurado em 19 de novembro de 2014, o
Apesar do aproveitamento de 19% no estádio, a única vitória do Cruzeiro foi decisiva na campanha do sexto título da Copa do Brasil, em 2018. Em 12 de setembro daquele ano, o atacante Hernán Barcos aplicou a “lei do ex” contra o Palmeiras e marcou o gol do triunfo por 1 a 0 no primeiro jogo da semifinal.
Na volta, no Mineirão, em Belo Horizonte, com o empate por 1 a 1, o Cruzeiro avançou à final e, posteriormente, derrotou o Corinthians na decisão.
Palmeiras x Cruzeiro
Palmeiras
Weverton; Mayke (Marcos Rocha), Gustavo Gómez, Murilo e Vanderlan (Caio Paulista); Aníbal Moreno, Gabriel Menino, Felipe Anderson (Maurício), Raphael Veiga e Rony; Flaco López. Técnico: Abel Ferreira
Cruzeiro
Cássio; William, Zé Ivaldo, João Marcelo e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva (Matheus Henrique), Barreal e Matheus Pereira; Arthur Gomes e Gabriel Veron. Técnico: Fernando Seabra
- Motivo: 18ª rodada do Campeonato Brasileiro
- Data e horário: 20 de julho de 2024 (sábado), às 21h (de Brasília)
- Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
- Árbitro: Davi de Oliveira Lacerda (ES)
- Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (Fifa-RJ) e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ)
- VAR: Rodrigo Nunes de Sá (Fifa-RJ)
- Transmissão: Premiere; Itatiaia (no rádio, em 95.7 FM e 610 AM, e transmissão das imagens da jornada esportiva no YouTube)