Ouvindo...

Vasco vence Corinthians, quebra longo tabu, e afunda o rival no Brasileiro

Cruzmaltino volta a vencer o Timão após 22 jogos e sobe na classificação da Série A; Timão segue na zona de rebaixamento

O Vasco voltou a vencer o Corinthians depois de 14 anos - ou 22 jogos. Na noite desta quarta-feira (10), em São Januário, no Rio, o Cruzmaltino bateu o Timão, por 2 a 0, pela 16ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Os cariocas respiram, e os paulistas se afundam.

Com gols de Lucas Piton e Sforza, o Vasco chega aos 20 pontos e se afasta da zona de rebaixamento. O Cruzmaltino já olha mais de perto a parte de cima da tabela. O Timão, por sua vez, estaciona nos 12 pontos e segue no Z4.

Leia também

Fim do tabu

O Vasco tirou um peso das costas de um longo jejum de vitórias diante do Corinthians. O Gigante da Colina não superava o Timão há 14 anos - o último triunfo tinha sido pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro de 2010, por 2 a 1.

Desde então, foram 22 partidas entre as duas equipes, com ampla vantagem do Corinthians. Neste recorte, foram 14 vitórias corintianas e oito empates. Enfim, o Vasco voltou a ganhar

Festa para Coutinho

Anunciado como reforços, Philippe Coutinho foi a grande estrela das arquibancadas de São Januário. Em diversos momentos, principalmente antes da partida, o novo camisa 11 teve seu nome entoado pela torcida.

No telão do estádio, Coutinho também era a figura que ilustrava a noite na casa vascaína. Uma grande festa para recebê-lo oficialmente está sendo preparada pelos vascaínos.

Primeiro tempo sem emoção

Na parte de baixo da tabela, Vasco e Corinthians fizeram uma primeira etapa sem muitas emoções. Com as equipes se estudando, as chances de gol pouco apareceram na etapa inicial em São Januário.

Os lances mais perigosos, de ambas as equipes, surgiram em bolas paradas. Entre elas, numa falta cobrada por Igor Coronado, que tinha endereço certo. Léo Jardim saltou para fazer grande defesa.

A melhor chance do Vasco foi em uma escapada de Paulo Henrique. O lateral cruzou para Vegetti sozinho, mas Matheuzinho impediu o que seria o gol cruzmaltino.

Lei do Ex

Ela nunca falha. E mais uma vez a Lei do Ex apareceu no futebol. Logo no início do segundo tempo, Lucas Piton deixou sua marca contra o Corinthians, clube que o revelou.

O camisa 6 recebeu lançamento perfeito de Hugo Moura, cortou Romero, e soltou o pé rasteiro. Donelli não alcançou e viu o Cruzmaltino abrir o marcador em São Januário.

Vasco se segura e mata o jogo

Com o gol sofrido, o Corinthians tentou pressionar o Vasco em busca do empate e viu o Cruzmaltino assustar em contra-ataques. Apoiado pela torcida, os donos da casa mantiveram o controle do jogo na maior parte.

A equipe paulista tentou acelerar o jogo e pegar o Vasco desprevenido, mas faltava criatividade e pontaria para chegar ao empate. O Cruzmaltino, com o resultado na mão, apostou numa forma mais defensiva ao final do jogo.

O Cruzmaltino se segurou e teve tempo de fechar a noite com uma grande vitória. E com um golaço. Sforza bateu falta com perfeição, no ângulo de Donelli, e deu números finais. Grande vitória. Mais uma do técnico Rafael Paiva, cada vez mais efetivado.

Próximos jogos

Agora o Vasco só volta a campo na próxima quarta-feira (17), quando visita o Atlético-GO, em Goiânia, às 19h (de Brasília). Um dia antes, na terça-feira (16), o Corinthians recebe o Criciúma, na Neo Química Arena, às 21h (de Brasília), na provável estreia do novo técnico, Ramón Díaz.

Vasco 2x0 Corinthians

Vasco

Léo Jardim; Paulo Henrique, Maicon, Léo, Lucas Piton (Leandrinho); Hugo Moura (Bruno Lopes), Mateus Carvalho (Sforza), e Praxedes; Adson (Zé Gabriel), David e Vegetti. Técnico: Rafael Paiva.

Corinthians

Matheus Donelli; Matheuzinho, Cacá, Félix Torres e Matheus Bidu; Raniele (Ryan), Breno Bidon (Matheus Araújo) e Igor Coronado; Romero (Pedro Henrique), Wesley (Giovane) e Yuri Alberto (Pedro Raúl). Técnico: Raphael Laruccia.

Gols: Lucas Piton (Aos 10min do 2º tempo) e Sforza (Aos 49 min do 2º tempo) para o Vasco
Cartão amarelo: David, Mateus Carvalho, Bruno Lopes (VAS); Raniele, Félix Torres, Igor Coronado, Giovane e Pedro Raúl (COR)
Cartão vermelho: Nenhum
Motivo: Jogo pela 16ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Local: São Januário, Rio de Janeiro
Data e hora: 10 de julho de 2024, às 19h (de Brasília)
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (Fifa/RS)
Assistentes: Lucio Beiersdorf Flor (RS) e Mauricio Coelho Silva Penna (RS)
Arbitro de vídeo: Marco Aurelio Augusto Fazekas Ferreira (MG)


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Jornalista esportivo desde 2006 e com passagens por Lance!, Extra e assessorias de marketing esportivo. É correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Tem pós-graduação em Jornalismo Esportivo e formação em Análise de Desempenho voltado para mercado.
Leia mais