O Fortaleza engrenou na Série A do Brasileiro. A vitória sobre o Juventude por 2 a 1, neste domingo (30), na Arena Castelão, na capital cearense, foi a terceira nos últimos quatro jogos, que também teve um empate contra o Atlético. O jogo foi válido pela 13ª rodada.
Tudo isso depois de o time levar 5 a 0 do Cuiabá, pela 9ª rodada, no pior resultado da era Juan Pablo Vojvoda, técnico que assumiu em maio de 2021. O triunfo sobre os gaúchos de Caxias do Sul levou o Tricolor cearense para a 7ª colocação, com 20 pontos, mas com um detalhe: tem 12 jogos, um a menos que a maioria dos rivais.
Os gols foram de Lucero, de pênalti, e de Yago Pikachu, os goleadores do time em 2024. O centroavante argentino chegou ao 19º gol na temporada, em 38 partidas, e ao quinto no Brasileirão. Pikachu tem 11 no ano.
O Juventude se manteve na 12ª posição, também com 12 partidas, com 16 pontos. O Fortaleza se mantém invicto como mandante no Brasileiro de 2024: são quatro vitórias e três empates.
Pressão no Castelão
O Juventude começou mais com a bola, mas aos poucos parece ter cansado. Em um calor de 33 graus quando o árbitro Rodrigo José Pereira de Lima assoprou o apito pra iniciar a partida, o time da casa pressionou a partir da metade do primeiro tempo.
O pênalti foi marcado sobre Breno Lopes, que retornava ao time depois de não enfrentar o Palmeiras, no meio de semana, por questões contratuais. O juiz precisou ir ao VAR para rever o lance e confirmar sua marcação de campo, e Lucero cobrou com eficiência.
Pikachu, Lucero de novo, Breno Lopes e Pochettino tiveram chances de ampliar, mas falharam. Mas um passe de Pochettino achou Pikachu livre, em posição legal, para entrar na área na frente de Gabriel e marcar.
O Juventude teve mais volume no segundo tempo, precisando dos gols. Aos 28 minutos, Ewerthon, que havia entrada no intervalo, aproveitou cruzamento para marcar o gol do Juventude. A entrada de Nenê, de 42 anos, melhorou o time do Rio Grande do Sul, que chegou colocar uma pressão no fim, sem sucesso.
Próximos jogos
O Fortaleza enfrenta na próxima quarta-feira (3) o Vasco, em São Januário, no Rio, pela 14ª rodada da Série A do Brasileiro. O jogo será às 20h (de Brasília).
O Juventude visita o Bahia, na quinta-feira (4), na Arena Fonte Nova, em Salvador, também pela 14ª rodada. O confronto será às 19h (de Brasília).
Fortaleza 2 x 1 Juventude
Fortaleza
João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi e Felipe Jonatan; Lucas Sasha, Hércules e Pochettino (Bruno Pacheco); Yago Pikachu (Dudu), Lucero (Rossetto) e Breno Lopes (Renato Kayzer). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Juventude
Gabriel Vasconcellos; João Lucas, Zé Marcos, Danilo Boza e Gabriel Inocêncio; Caíque, Jadson (Mandaca) e Jean Carlos (Nenê); Lucas Barbosa (Ruan), Erick Farias (Ewerthon) e Gabriel Taliari (Gilberto). Técnico: Roger Machado.
Gols:
Lucero, de pênalti, (20min1ºT), Yago Pikachu (47min1ºT) para o Fortaleza
Ewerthon (28min2ºT) para o Juventude
Cartões Amarelos
Yago Pikachu, Lucas Sasha (Fortaleza)
Público total: 34.680 presentes
Renda bruta: R$ 392.878,00
Motivo: 13ª rodada do Brasileiro da Série A
Data e horário: 30 de junho de 2024 (domingo), às 16h (de Brasília)
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (Fifa-PE)
Auxiliares: Francisco Chaves Bezerra Júnior e Clóvis Amaral da Silva (ambos de PE)
Árbitro de vídeo: Rafael Traci (SC)