Ouvindo...

Times

Bahia não perde para o Vasco na Fonte Nova desde 1987; veja retrospecto

Adversário desta quarta (26) do Esquadrão, Cruzmaltino tem números ruins em Salvador (BA)

O Bahia defenderá, nesta quarta-feira (26), um longo tabu contra o Vasco. O time tricolor não é derrotado pelo adversário carioca na Arena Fonte Nova, palco do confronto, desde 1987.

Naquele ano, o Cruzmaltino aplicou 3 a 0 no Esquadrão de Aço, em jogo válido pela primeira fase do Campeonato Brasileiro. Desde então, foram 15 jogos no estádio, com 10 vitórias tricolores e cinco empates.

Os times voltarão a se encontrar no local nesta quarta, às 21h30 (de Brasília), pela 12ª rodada do Brasileirão de 2024.

Retrospecto em Salvador

Isso não significa que o clube carioca não tenha vencido o Bahia em Salvador (BA) no período. Mas também já faz bastante tempo.

Quando a Fonte Nova foi reconstruída para a Copa do Mundo de 2014, o Esquadrão mandou seus jogos no estádio de Pituaçu.

Em 10 de junho de 2012, o time tricolor foi derrotado em sua “segunda casa” pelo Cruzmaltino por 2 a 1, pela quarta rodada do Brasileirão daquele ano.

Desde então, as equipes se enfrentaram nove vezes na capital baiana, com seis vitórias do Bahia e três empates. O último encontro ocorreu em 3 de setembro do ano passado, pelo Brasileiro, e terminou empatado em 1 a 1.

No total, 29 partidas oficiais já foram realizadas em Salvador entre baianos e cariocas. O Tricolor venceu 15, o Vasco venceu cinco e nove terminaram empatadas.

Bahia forte em casa

O momento não é o mais propício para o Cruzmaltino quebrar esse longo tabu. O Bahia vive um grande momento e tem feito da Arena Fonte Nova seu caldeirão. A única derrota do Tricolor em seus domínios na temporada ocorreu na primeira rodada do Campeonato Baiano, para o Jequié-BA.

Na ocasião, porém, o clube escalou uma equipe sub-20, já que o elenco profissional estava fazendo pré-temporada em Manchester, na Inglaterra. Desde então, são 16 vitórias e dois empates em 18 jogos - aproveitamento de 92,5%.

A campanha tem sido alicerce da boa pontuação tricolor no Brasileirão. Com 21 pontos, a equipe ocupa a terceira colocação da tabela de classificação. Está atrás apenas de Flamengo e Palmeiras.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Nuno Krause é correspondente da Itatiaia na região Nordeste. Formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), acumula passagens por Bahia Notícias, Jornal A TARDE e Rádio Salvador FM. Atua no jornalismo esportivo desde 2019.
Leia mais