O
Naquele ano, o Cruzmaltino aplicou 3 a 0 no Esquadrão de Aço, em jogo válido pela primeira fase do Campeonato Brasileiro. Desde então, foram 15 jogos no estádio, com 10 vitórias tricolores e cinco empates.
Os times voltarão a se encontrar no local nesta quarta, às 21h30 (de Brasília), pela 12ª rodada do Brasileirão de 2024.
Retrospecto em Salvador
Isso não significa que o clube carioca não tenha vencido o Bahia em Salvador (BA) no período. Mas também já faz bastante tempo.
Quando a Fonte Nova foi reconstruída para a Copa do Mundo de 2014, o Esquadrão mandou seus jogos no estádio de Pituaçu.
Em 10 de junho de 2012, o time tricolor foi derrotado em sua “segunda casa” pelo Cruzmaltino por 2 a 1, pela quarta rodada do Brasileirão daquele ano.
Desde então, as equipes se enfrentaram nove vezes na capital baiana, com seis vitórias do Bahia e três empates. O último encontro ocorreu em 3 de setembro do ano passado, pelo Brasileiro, e terminou empatado em 1 a 1.
No total, 29 partidas oficiais já foram realizadas em Salvador entre baianos e cariocas. O Tricolor venceu 15, o Vasco venceu cinco e nove terminaram empatadas.
Bahia forte em casa
O momento não é o mais propício para o Cruzmaltino quebrar esse longo tabu. O Bahia vive um grande momento e tem feito da Arena Fonte Nova seu caldeirão. A única derrota do Tricolor em seus domínios na temporada ocorreu na primeira rodada do Campeonato Baiano, para o Jequié-BA.
Na ocasião, porém, o clube escalou uma equipe sub-20, já que o elenco profissional estava fazendo pré-temporada em Manchester, na Inglaterra. Desde então, são 16 vitórias e dois empates em 18 jogos - aproveitamento de 92,5%.
A campanha tem sido alicerce da boa pontuação tricolor no Brasileirão. Com 21 pontos, a equipe ocupa a terceira colocação da tabela de classificação. Está atrás apenas de Flamengo e Palmeiras.