Ouvindo...

Clubes da Série A aprovam o aumento do número de estrangeiros em campo

Vai subir de sete para nove jogadores de outras nacionalidades que podem ser relacionados por partida; decisão foi unânime, apesar de pressão de sindicatos

Os 20 clubes da Série A aprovaram nesta terça-feira (5), por unanimidade, o aumento de sete para nove no número de jogadores estrangeiros que podem ser relacionados para uma partida.

A decisão foi tomada durante o Conselho Técnico da elite do Brasileirão, realizada de forma virtual e que contou com a participação de dirigentes e dos capitães das equipes participantes.

É o segundo aumento seguido do número de ‘gringos’ que podem estar em campo: em 2023 passou de cinco para sete. A Fenapaf (Federação Nacional de Atletas de Futebol Profissional), representada na reunião pelo presidente, Alfredo Sampaio, era contra o aumento.

“A conta vai chegar ao futebol brasileiro. Já não ganhamos mais nada, e vai piorar”, disse Sampaio à Itatiaia. A Federação Brasileira de Treinadores de Futebol, comandada por Vagner Mancini, técnico do Ceará, também se posicionava contra o aumento, apesar de vários treinadores terem em seus times mais estrangeiros do que podiam colocar em campo.

Há clubes com 11 estrangeiros no elenco, como o Palmeiras, que pela regra antiga precisava cortar quatro do jogo e do banco, caso todos estivessem `disposição, O Flamengo tem dez, e o Atlético nove. A nova regra já valera para a edição 2024 do Brasileirão, quer começará no fim de semana de 13 e 14 de abril.

A CBF divulgou na quinta-feira passada (29) a tabela básica da Série A, no limite dos 45 dias antes de começar a competição, como manda a Lei Geral do Esporte.

1ª rodada da Série A - jogos 13, 14 ou 15 de abril

  • Internacional x Bahia
  • Cruzeiro x Botafogo
  • Vitória x Palmeiras
  • Fluminense x RB Bragantino
  • Vasco x Grêmio
  • Corinthians x Atlético
  • São Paulo x Fortaleza
  • Athletico-PR x Cuiabá
  • Atlético-GO x Flamengo
  • Criciúma x Juventude
Leia também

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.
Leia mais