Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Botafogo no WhatsApp

Conheça os planos de Botafogo e Carli após a aposentadoria

Contrato do zagueiro se encerra neste mês e argentino seguirá no Alvinegro

Joel Carli fez história com a camisa do Botafogo e seguirá no clube

Joel Carli vive seus últimos dias como jogador do Botafogo. O zagueiro, segundo estrangeiro com mais jogos pelo Alvinegro, vai pendurar as chuteiras, mas seguirá a serviço do Glorioso. Aos 36 anos, o argentino atuará diretamente com João Paulo Costa, coordenador metodológico do clube desde 2022.

Ainda não há definição por parte da diretoria do cargo que Carli passará a ocupar, mas já está acordado entre as partes a ideia de que o trabalho será de supervisão do desenvolvimento dos jovens atletas, a partir da categoria Sub-15 do Alvinegro, acompanhando a transição até o profissional.

João Paulo Costa é o profissional português contratado por John Textor para guiar a metodologia de formação das divisões de base, priorizando um estilo de jogo dominante. Este é um dos principais objetivos do americano, principal investidor da SAF (Sociedada Anônima de Futebol) do Botafogo.

A situação já vem sendo pensada há meses dentro do clube e com o zagueiro. Em janeiro, Carli prorrogou seu vínculo por seis meses e, em 30 de junho, deixará de ser jogador do Botafogo. São 190 partidas com a camisa alvinegra, entre 2016 e 2020 e, nesta segunda passagem, desde março de 2021.

Carli realizou cursos de gestão e de treinador no Brasil e em seu país natal. Se graduou, por exemplo, na Escola de Técnicos de Luís César Menotti, histórico jogador e treinador da Seleção da Argentina.

Os últimos dias do zagueiro Carli

O ano de 2023 de Carli foi de poucos jogos. Na verdade, foram apenas dois, em fevereiro, nos clássicos contra Flamengo e Vasco pela primeira fase do Campeonato Carioca. Apesar de não estar mais na rotação de Luís Castro, o zagueiro mantém a rotina de treinos junto aos companheiros.

O zagueiro é uma das referências no vestiário alvinegro. Ao lado de Gatito Férnandez - o paraguaio que o supera entre os estrangeiros pelo Botafogo -, Carli é um dos remanescentes de um Botafogo diferente, pré-SAF, e que marcou seu nome na história sendo decisivo no título do Carioca de 2018.

Em reta final de seu contrato, Joel Carli ainda terá a oportunidade de ser homenageado pelo clube no Nilton Santos. O Botafogo recebe o Magallanes-CHL, em jogo da Sul-Americana, no dia 29 de junho. Em 2 de julho, já como ex-zagueiro, voltará ao estádio para o clássico com o Vasco, pelo Brasileirão.

Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.