O Botafogo segue líder da Série A do Campeonato Brasileiro. Dominante contra o bom o time do Fluminense, o Alvinegro se impôs no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, e venceu mais um clássico, por 1 a 0, com gol do capitão Cuesta.
Com o triunfo, o Botafogo chegou aos 18 pontos e segue líder isolado do Brasileirão. Já o Fluminense, estaciona nos 13 pontos e precisa correr atrás para alcançar o rival.
Agora as equipes voltam suas atenções para outras competições. O Botafogo encara o Universidad César Vallejo-PER, no Peru, pela Copa Sul-Americana, na quinta-feira (25). O Glorioso precisa da vitória e contar com tropeço da LDU-EQU para assumir a ponta.
Já o Fluminense vai à La Paz, também na quinta-feira, encarar o The Strongest-BOL, pela Copa Libertadores. Em caso de vitória, o Tricolor se classifica de forma antecipada para às oitavas de finais da competição.
Botafogo aposta em bolas longas
Jogando em casa, o Botafogo fez o jogo que gosta. Deixando o Fluminense com a bola, o Glorioso assustou mais que o rival nos contra-ataques. Empurrado pela torcida, as melhores chances foram da equipe alvinegra.
O Fluminense, por sua vez, procurava espaços na defesa alvinegra, mas não conseguia. Cano teve uma única chance no primeiro tempo, mas Lucas Perri defendeu. A atuação das duas equipes acabou sendo abaixo do esperado e o primeiro tempo saiu sem gols.
Lesões preocupam o Fluminense
Com apenas 20 minutos de partida, Felipe Melo pediu para sair e Fernando Diniz ganhou mais um problema. Além do veterano defensor, Marcelo, Alexsander e Keno já foram desfalques para essa partida.
Pelo Botafogo, no intervalo, o lateral Rafael mais uma vez também saiu por desgaste. Desde que chegou ao time alvinegro, o lateral não consegue ter uma sequência de jogos. Di Plácido entrou na segunda etapa.
Só deu Fogão!
No segundo tempo, pouca coisa mudou. O Fluminense rodava a bola e sequer conseguia oferecer perigo ao gol do Botafogo. Já os donos da casa tentaram ser mais efetivos, mesmo com menos posse de bola, finalizou muito mais.
Percebendo o momento ruim do Fluminense, e com apoio da torcida, o Botafogo se empolgou e encurralou o rival. Com atuação abaixo do esperado, Fernando Diniz se mostrou revoltado na beira do campo.
Botafogo chega ao merecido gol
A posse de bola do Fluminense, totalmente inefetiva dessa vez, de nada adiantou. Mesmo com o Botafogo cansado, a equipe alvinegra seguiu pressionando e foi premiada.
Teve que ser na bola parada, principal arma do time de Luis Castro. E o capitão Cuesta aproveitou a bobeira da defesa tricolor. Tiquinho - sempre ele - ajeitou e El Patrón colocou nas redes, no chão.
A festa no Nilton Santos se tornou em apreensão. A arbitragem de vídeo conferiu por um bom tempo o lance, até confirmar o merecido gol do Glorioso.
Soberano nos clássicos
Líder absoluto do Campeonato Brasileiro, o Botafogo em sete rodadas venceu seu segundo clássico na competição. Depois de ganhar por 3 a 2 do Flamengo, a vitória sobre o Tricolor foi a segunda.
No ano, foi a segunda vez, inclusive, que o Glorioso venceu o rival. Agora, falta o confronto contra o Vasco no primeiro turno. O Cruz-maltino que se cuide.
Botafogo 1x0 Fluminense
Botafogo
Lucas Perri; Rafael (Di Plácido), Cuesta, Adryelson e Marçal; Tche Tche, Gabriel Pires (Marlon Freitas) e Eduardo (Philippe Sampaio); Júnior Santos, Luis Henrique (Victor Sá) e Tiquinho Soares. Técnico: Luís Castro.
Fluminense
Fábio; Samuel Xavier (John Kennedy), Felipe Melo (Manoel), Nino e Guga; André, Gabriel Pirani (Lelê), Lima (Martinelli), e Paulo Henrique Ganso; Arias e Cano. Técnico: Fernando Diniz.
Gols: Cuesta (29 min 2ºT) para o Botafogo
Cartões amarelos: Tiquinho Soares, Marçal, Cuesta (Botafogo); Lelê (Fluminense)
Cartão Vermelho: Nenhum
Motivo: Sétima rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 20 de maio de 2023 (sábado), às 18h30 (de Brasília)
Local: Nilton Santos, Rio de Janeiro
Árbitro: Braulio da Silva Machado
Auxiliares: Bruno Boschilia e Thiaggo Americano Labes
Arbitro de vídeo: Rodrigo D’Alonso Ferreira