Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Botafogo no WhatsApp

Botafogo quebra escrita com vitória na Copa do Brasil

Clube carioca nunca tinha vencido um time do Rio Grande do Sul em sete partidas pela competição

Eduardo foi o responsável por ajudar o Botafogo a quebrar escrita

A vitória do Botafogo por 2 a 0, diante do Ypiranga, em Erechim, pela 3ª fase da Copa do Brasil, não só foi importante para a sequência da equipe no torneio, mas também serviu para quebrar uma escrita que durava desde que o clube disputa o torneio mata-mata: vencer pela primeira vez um time do Rio Grande do Sul.

O confronto diante do Ypiranga foi o oitavo do Alvinegro dinate de times gaúchos na Copa do Brasil e o clube amargava um jejum de vitórias. Ao todo, eram sete confrontos com cinco emaptes e duas derrotas, sendo uma delas a decisão de 1999, diante do Juventude.

E foi contra o rival de Caxias do Sul que o Glorioso jogou pela primeira vez contra um time do Rio Grande do Sul. Após derrota por 2 a 1 no Alfredo Jaconi, o Botafogo ficou no empate sem gols no Maracanã, diante de mais de 100 mil torcedores e viu a equipe da Serra Gaúcha ficar com a taça.

No ano seguinte, pela terceira fase, dois empates com o Internacional, por 2 a 2, no Beira Rio e 1 a 1, no Rio, garantindo a classificação pelos gols fora de casa, ou chamado gol qualificado. Novamente, em 2019, o adversário foi o mesmo Juventude, 20 anos após aquela final, e nova eliminação. Após empate por 1 a 1 no Nilton Santos, derrota de virada por 2 a 1 em Caxias, partida que culminou com a saída de Zé Ricardo do comando da equipe na época.

No ano seguinte, o Botafogo voltou a Caxias do Sul, mas dessa vez diante do Caxias. Empate por 1 a 1, em jogo polêmico, na primeira fase, que garantiu o Glorioso a classificação para a segunda fase da competição.

Agora, com o triunfo diante do Ypiranga, o Botafogo chega a sua primeira vitória e pode chegar à sua terceira classificação diante de gaúchos. Por ora, apenas o Juventude é a grande pedra no sapato do Alvinegro.

O Botafogo volta a campo neste sábado (15), no Nilton Santos, diante do São Paulo, na estreia na Série A do Campeonato Brasileiro, às 18h30 (de Brasília)

Jornalista esportivo desde 2006 e com passagens por Lance!, Extra e assessorias de marketing esportivo. É correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Tem pós-graduação em Jornalismo Esportivo e formação em Análise de Desempenho voltado para mercado.