Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Bahia no WhatsApp

Ceni explica por que não usa mais atletas da base do Bahia: ‘Eu seria hipócrita’

Fredi, Ruan Pablo e Tiago ganharam oportunidades nas duas últimas rodadas do Brasileirão

Rogério Ceni, técnico do Bahia, durante partida contra o Cruzeiro

Nos dois últimos compromissos do Bahia no Campeonato Brasileiro, atletas das categorias de base do clube foram utilizados pelo técnico Rogério Ceni. No entanto, essa é uma solução encontrada pelo treinador para preencher lacunas no elenco, que vem sofrendo com lesões.

Na goleada sofrida para o Cruzeiro, o zagueiro Fredi, de 18 anos, foi titular. Já os atacantes Ruan Pablo, de 16, e Tiago, de 20, participaram do segundo tempo contra o Ceará. Tiago, inclusive, sofreu o pênalti que garantiu o triunfo na Arena Fonte Nova.

Em entrevista coletiva após a partida após a vitória do Bahia sobre o Ceará por 1 a 0, nessa segunda-feira (21), Ceni comentou sobre o uso de jogadores oriundos das categorias de base na equipe principal.

“Eu seria hipócrita se falasse que eles jogariam mesmo com os outros em condições. O Fredi tem muito potencial de crescimento, acho que futuramente tem potencial para ser titular do Bahia. Mas a gente usa mais garotos hoje porque nos faz falta os atletas lesionados”, afirmou.

Leia também

O treinador também ressaltou que, apesar do talento, os jovens ainda estão em processo de amadurecimento e adaptação ao nível de exigência do futebol profissional. Apesar disso, existe a intenção do clube de aproveitá-los mais no futuro.

“O Ruan Pablo tem 16 anos, agora que está jogando partidas mais fortes, Sul-Americano, mas ninguém está pronto com 16 anos. Se a gente tiver jogador lesionado, a base vai ter mais oportunidade. Todos enfrentam essa realidade”, disse Ceni.

“Os confrontos do estado não amadurecem os jogadores tão rápido. Com o passar do tempo queremos oferecer mais minutos para que eles possam dar retorno financeiro também. É o futuro do Bahia, são os jogadores jovens jogando, mas hoje ainda não é possível”, completou.

No meio da semana o Bahia vira a chave e foca na Copa Libertadores. Nesta quinta-feira (24), às 21h30 (de Brasília), o Tricolor recebe o Atlético Nacional-COL em duelo válido pela 3ª rodada do Grupo F. A partida será realizada na Arena Fonte Nova, em Salvador.

Lincoln Oriaj é correspondente da Itatiaia em Salvador e cobre o futebol do Nordeste. Além de contar histórias sobre o esporte na Bahia, possui experiência com cobertura de grandes festas como Carnaval e São João. Antes da Itatiaia, fez a ASCOM do Botafogo/BA e colaborou em TVE, ge.globo e Jornal A TARDE.