Primeiro representante brasileiro na Copa Libertadores e de volta ao torneio após 36 anos, o Bahia pode se juntar a um seleto grupo de clubes do Brasil que conseguiram derrotar o The Strongest na altitude de La Paz.
Até hoje, apenas três times brasileiros venceram o Tigre em solo boliviano: Atlético, Corinthians e São Caetano. Todos os jogos foram no estádio Hernando Siles, local do confronto desta terça-feira (18), pela fase preliminar da competição internacional.
O retrospecto de brasileiros contra The Strongest na Bolívia
- 2013 – The Strongest 1x2 Atlético
- 2004 – The Strongest 0x2 São Caetano
- 2003 – The Strongest 0x2 Corinthians
O jogo coloca o Bahia diante de um dos desafios mais difíceis da competição. Além da qualidade do adversário, o Tricolor terá que lidar com a altitude de La Paz, que pode influenciar o rendimento dos atletas.
Diante desse cenário, uma estratégia inusitada foi adotada pelo clube baiano. Os goleiros Danilo Fernandes e Marcos Felipe viajaram para a Bolívia com cinco dias de antecedência, para iniciarem a preparação no CT do Bolívar, clube parceiro do Grupo City.
O técnico Rogério Ceni, que atuou na altitude nos tempos de goleiro do São Paulo, reconhece a dificuldade que sua equipe vai enfrentar. “Um time que joga Libertadores há dez anos seguidos. Tem experiência na competição, vivência, rodagem, merece respeito. A altitude é nosso segundo adversário”, analisou.
O treinador fez questão de deixar claro que a partida é importante, já que um dos objetivos do Bahia na temporada é chegar à fase de grupos da Liberta.
“Eu acho que podemos ir lá competir e trazer um resultado minimamente bom para conseguir, depois, diante do nosso torcedor, a classificação. É o principal objetivo da temporada. Para estar em uma competição internacional é preciso passar pelo The Strongest-BOL”, revelou Ceni.
O jogo contra o The Strongest será o 15º da história do Bahia na Libertadores, que está em sua quarta participação na competição. A partida de ida da fase preliminar está marcada para as 21h30 (de Brasília) desta terça-feira (18) no Estádio Hernando Siles, em La Paz.