Sem poder escalar o lateral-direito Santiago Arias e o volante Caio Alexandre contra o Cruzeiro, o técnico Rogério Ceni terá de fazer mudanças na equipe titular do Bahia. A dupla está suspensa do duelo da próxima sexta-feira (18), válido pela 30ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
Ambos são pilares da equipe tricolor. O defensor colombiano tem um gol e quatro assistências em 33 partidas com a camisa do Esquadrão na temporada. Já o meia brasileiro foi quem mais atuou pelo clube em 2024: foram 56 jogos, com três gols e quatro assistências.
As opções de Ceni
Substituí-los, portanto, não será uma tarefa fácil. Na lateral, a tendência é que Gilberto ocupe o lugar de Arias. Essa foi a opção feita por Rogério Ceni no meio do ano, quando o colombiano disputou a Copa América. Gilberto tem 27 jogos, um gol e uma assistência em 2024.
O veterano Cicinho “corre por fora”. Com 16 partidas e uma assistência na temporada, ele é o único outro lateral-direito à disposição no elenco tricolor.
No meio, o leque de opções é maior. Apesar de não poder contar com Rezende, que se recupera de lesão, Rogério Ceni tem diversos jogadores no elenco para fazer a função exercida por Caio Alexandre.
O favorito para assumir a vaga é Yago Felipe. Experiente, o camisa 20 tem a confiança do técnico tricolor e já fez 28 partidas na temporada.
No entanto, Ceni também pode escalar Nicolás Acevedo na posição. O uruguaio não entra em campo desde dezembro do ano passado, em virtude de uma lesão no ligamento cruzado anterior do joelho direito, mas vem participando normalmente dos treinos e deve ficar à disposição contra a Raposa.
Outras opções seriam deslocar Luciano Juba para o meio-campo e colocar Iago Borduchi na lateral-esquerda ou escalar Carlos de Pena, um meia mais ofensivo, na função. Essas possibilidades são mais remotas.
Retornos
Recuperado de uma lesão nas costas, o atacante Biel deve pintar na lista de relacionados do Bahia contra a Raposa. Quem também volta é o meia e capitão Everton Ribeiro, que cumpriu suspensão na última rodada, diante do Flamengo.
Confronto direto
Cruzeiro e Bahia se enfrentarão na próxima sexta-feira (18), às 21h30 (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte. O confronto é direto em busca de uma vaga na Libertadores do ano que vem.
Neste momento, o Esquadrão de Aço ocupa a sétima posição da Série A, com 45 pontos - um a menos que o Internacional, primeiro integrante do G6. Já a Raposa é a oitava colocada, com 43 pontos.