Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Atlético no WhatsApp

Iván Román projeta futuro e rasga elogios ao Atlético: ‘Um dos maiores do continente’

Zagueiro chileno de 18 anos foi contratado pelo Galo em fevereiro e integra elenco principal comandado por Cuca

Zagueiro Iván Román acumula 75 minutos jogados pela equipe principal do Atlético

Contratado pelo Atlético no fim de fevereiro, junto ao Palestino-CHI, o zagueiro Iván Román não esconde a satisfação por realizar o sonho de atuar em solo brasileiro. Apesar de ter apenas 18 anos, o chileno faz parte do elenco principal do Alvinegro e, aos poucos, ganha oportunidades com o técnico Cuca.

A primeira delas surgiu contra o Caracas, na Venezuela, em duelo da Copa Sul-Americana. No empate por 1 a 1, ele esteve em campo por 74 minutos. A segunda, bem mais curta, aconteceu no empate por 2 a 2 com o Mirassol, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. Na partida disputada no interior paulista, ele atuou apenas por um minuto.

Leia também

Os outros dois jogos de Román pelo Galo acontecerão pela equipe Sub-20, que disputa o Brasileirão da competição. Apesar de parecer longe da titularidade no “time de cima”, ele sabe bem os passos que precisa dar para seguir transformando sonhos em realidade.

“Foi difícil chegar a uma nova cidade, num novo país, mas agora estou me acostumando e aprendendo mais o idioma para poder me comunicar melhor. Sempre quis sair do meu país para jogar fora, para ter uma mudança de vida, e o Brasil é um país muito bom. Hoje me sinto muito bem e focado dentro do campo, que é o mais importante”, disse o zagueiro durante live no Instagram, realizada nessa quinta-feira (1).

“Vim para um clube grande do Brasil, então é um desafio para mim. Estou tentando dar o meu melhor, somar mais minutos e, assim, poder ganhar a titularidade. Estou numa das melhores ligas do mundo, num dos melhores clubes do continente, com uma torcida gigante, então estou muito feliz”, foi além.

Ivan Román estreou pela equipe principal do Atlético no duelo com o Caracas, pela Sul-Americana

Ainda durante o bate-papo com os jornalistas Rodrigo Herrera, da CNN Chile, e Leonardo Mora, o jogador falou sobre a relação com grupo e comissão técnica. Ele destacou as qualidades de Hulk, Lyanco, Junior Alonso e dos outros companheiros, e das conversas com Cuca, para se adaptar ao futebol brasileiro e aprimorar alguns quesitos.

Segundo Román, o treinador atleticano deixou clara a necessidade de que ele seja polivalente, atue em várias posições. Para ele, algo que não é encarado como problema, mas sim como crescimento profissional.

Sonho de seleção e Europa

Perguntado sobre o sonho de defender a seleção chilena e de atuar por algum clube europeu, Iván não se esquivou e afirmou que são projetos da carreira. Contudo, enfatizou que precisa evoluir no Atlético e se dar bem no Brasil para ter este reconhecimento. O zagueiro deixou clara a intenção de fazer história em Minas Gerais, antes de alçar outros voos.

Henrique André é repórter multimídia e setorista do Atlético na Itatiaia. Acumula passagens por Uol Esporte, Jornal Hoje em Dia e outros veículos. Participou da cobertura de grandes eventos, como Copas do Mundo (2014-18), Olimpíada (2016-2021) e Mundial de Clubes (2025).