Papa Francisco,
O pontífice compareceu ao Rio de Janeiro entre os dias 22 e 28 de julho de 2013 para participar da Jornada Mundial da Juventude.
Durante esse período, o Atlético quebrou um jejum de 16 anos sem uma grande conquista ao vencer de forma inédita a Copa Libertadores daquele ano.
Antes do título, em 28 de junho daquele ano, o papa Francisco recebeu uma camisa personalizada do Galo do seminarista mineiro Bruno Rodrigo, em Roma.
Episódios envolvendo papa Francisco e Atlético
Em 2023, o papa recebeu uma comitiva do Atlético no Vaticano. Entre os representantes do Galo estavam o ídolo alvinegro Reinaldo e o presidente do Conselho Deliberativo à época, Ricardo Guimarães. O pontífice foi presenteado com um Galo de Prata, uma camisa e uma bola autografada pelos jogadores.
Em fevereiro de 2016, Ronaldinho Gaúcho, ídolo do Atlético, visitou o papa no Vaticano. Após a visita, em uma postagem no Instagram, o campeão da Copa do Mundo de 2002 disse que estava emocionado com o encontro.
“É com pesar que o Atlético recebe a notícia do falecimento de Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, aos 88 anos. Nascido na Argentina, Francisco foi o primeiro papa latino-americano da história. Fiel ao nome que escolheu para seu papado, acolheu minorias, priorizou os pobres e promoveu reformas importantes. O pontífice, que ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos, deixa um legado de tolerância e diálogo. Nossos sinceros sentimentos a todos os fiéis da Santa Igreja. Descanse em paz, Francisco”,
“Encontro com o Papa Francisco! Muito emocionante! Fico muito honrado pelo convite para o Jogo da Paz! Deus abençoe a todos!”, escreveu R10 na época.
Nesta segunda,
Morte de papa Francisco
Francisco foi hospitalizado no dia 14 de fevereiro com bronquite e depois apresentou uma infecção polimicrobiana.