Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Atlético no WhatsApp

Papa Francisco estava no Brasil em dia histórico do Atlético; relembre

Fã de futebol e torcedor do San Lorenzo, da Argentina, pontífice faleceu nesta segunda-feira (21)

Papa Francisco recebendo Galo de Prata de Ricardo Guimarães, investidor da SAF do Atlético

Papa Francisco, que faleceu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos, estava no Brasil em um dos momentos mais inesquecíveis para o torcedor do Atlético.

O pontífice compareceu ao Rio de Janeiro entre os dias 22 e 28 de julho de 2013 para participar da Jornada Mundial da Juventude.

Durante esse período, o Atlético quebrou um jejum de 16 anos sem uma grande conquista ao vencer de forma inédita a Copa Libertadores daquele ano.

Antes do título, em 28 de junho daquele ano, o papa Francisco recebeu uma camisa personalizada do Galo do seminarista mineiro Bruno Rodrigo, em Roma.

Episódios envolvendo papa Francisco e Atlético

Em 2023, o papa recebeu uma comitiva do Atlético no Vaticano. Entre os representantes do Galo estavam o ídolo alvinegro Reinaldo e o presidente do Conselho Deliberativo à época, Ricardo Guimarães. O pontífice foi presenteado com um Galo de Prata, uma camisa e uma bola autografada pelos jogadores.

Em fevereiro de 2016, Ronaldinho Gaúcho, ídolo do Atlético, visitou o papa no Vaticano. Após a visita, em uma postagem no Instagram, o campeão da Copa do Mundo de 2002 disse que estava emocionado com o encontro.

“É com pesar que o Atlético recebe a notícia do falecimento de Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, aos 88 anos. Nascido na Argentina, Francisco foi o primeiro papa latino-americano da história. Fiel ao nome que escolheu para seu papado, acolheu minorias, priorizou os pobres e promoveu reformas importantes. O pontífice, que ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos, deixa um legado de tolerância e diálogo. Nossos sinceros sentimentos a todos os fiéis da Santa Igreja. Descanse em paz, Francisco”, publicou o perfil oficial do Atlético em suas redes sociais.

“Encontro com o Papa Francisco! Muito emocionante! Fico muito honrado pelo convite para o Jogo da Paz! Deus abençoe a todos!”, escreveu R10 na época.

Nesta segunda, o ex-jogador publicou uma mensagem lamentando a morte do pontífice. “Descanse em paz, Papa Francisco”, escreveu Ronaldinho Gaúcho.

Leia também

Morte de papa Francisco

Papa Francisco faleceu por um acidente Vascular Cerebral (AVC) e subsequente insuficiência cardíaca. O pontífice argentino passou por episódios de dificuldades respiratórias no começo do ano. Ele ficou internado por quase 40 dias no Hospital Gemelli e recebeu alta no dia 23 de março.

Francisco foi hospitalizado no dia 14 de fevereiro com bronquite e depois apresentou uma infecção polimicrobiana.

Rômulo Giacomin é repórter multimídia da Itatiaia. Formado pela UFOP, tem experiência como repórter de cidades da Região dos Inconfidentes, e, na cobertura esportiva, passou por Esporte News Mundo, Estado de Minas, Premier League Brasil e Trivela.
Giovanna Rafaela Castro é jornalista em formação e integra a equipe do portal Itatiaia Esporte