Agora no rádio...

Jornal da Itatiaia - 1ª Edição

  • Belo Horizonte
  • Juiz de Fora
  • Montes Claros
  • Ouro Preto
  • Vale do Aço
  • Sul de Minas
Participe do canal e receba as notícias do Atlético no WhatsApp

Titulares em 2024, argentinos perdem espaço com Cuca no Atlético

Jogadores considerados titulares com Gabriel Milito em 2024 perderam espaço no ‘onze inicial’ do Alvinegro com a chegada do novo comandante

Cuca, técnico do Atlético, durante treinamento na Cidade do Galo

O elenco do Atlético para 2025 passou por profunda reformulação após a chegada do técnico Cuca. Ao todo, foram nove contratações e 13 saídas para a nova temporada, incluindo o novo comandante alvinegro, que promoveu alterações no esquema tático e nas escalações do Galo em comparação a 2024.

Nesse cenário, os argentinos Renzo Saravia e Fausto Vera perderam espaço com o treinador e foram pouco utilizados até o momento. No ano, o Atlético fez 11 jogos oficiais. Destes, o lateral-direito foi acionado em duas oportunidades, enquanto o volante entrou em campo apenas uma vez.

Os atletas têm sido reservas de dois reforços alvinegros para a temporada. Enquanto Saravia perdeu a titularidade para Natanael; Vera viu Gabriel Menino se tornar o parceiro de Alan Franco no meio-campo atleticano. Ambos rapidamente se tornaram homens de confiança de Cuca no estilo de jogo do Atlético.

Números de Saravia e Fausto Vera

Na temporada em que chegou ao Atlético, em 2023, Saravia fez 40 jogos, sendo 29 como titular. Em 2024, foram 58 partidas, nas quais esteve no ‘onze titular’ em 43 delas, se tornando um dos pilares da equipe comandada por Gabriel Milito.

Em 2025, contudo, foram apenas dois jogos, e nenhum deles como titular. Contra o Athletic, pelo Campeonato Mineiro, entrou em campo aos 36 minutos do segundo tempo na vitória por 1 a 0 do Galo. Já contra o América, também pelo estadual, foi acionado aos 32 minutos da etapa final.

Desde que chegou ao Atlético em julho de 2024, Fausto Vera jogou 27 jogos no ano, sendo 25 como titular. Nesse período, o Atlético fez 37 partidas. O volante argentino foi contratado pelo Alvinegro junto ao Corinthians, pedido pelo treinador Gabriel Milito, com quem trabalhou no Argentino Juniors.

Neste ano, Vera entrou em capo apenas contra o Itabirito, pelo Campeonato Mineiro, no dia 12 de fevereiro, quando entrou em campo aos 24 minutos da etapa final.

Vale ressaltar que Saravia esteve disponível desde o início da temporada, enquanto Fausto Vera só esteve fora dos relacionados do duelo contra o Tombense, no jogo de volta da semifinal do Campeonato Mineiro.

Reformulação atleticana

Em 2025, o Atlético demorou a se reforçar e viu rivais se movimentando no mercado, o que gerou insatisfação nas arquibancadas. No entanto, a chegada de Cuca mudou o panorama.

O técnico retornou para sua quarta passagem e foi fundamental na busca por reforços pontuais para fortalecer o elenco. O resultado tem sido positivo: o Atlético está invicto na temporada e garantido na final do Campeonato Mineiro, onde enfrentará o América, nos dias 8 e 15 de março.

Além do bom momento na competição estadual, o Galo também se destaca defensivamente. A equipe tem a melhor defesa entre os clubes da Série A em 2025, sofrendo apenas dois gols em toda a temporada. O time ainda vem de uma impressionante sequência de sete partidas sem ser vazado, reforçando a solidez defensiva sob o comando de Cuca.

Leia também

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH. Já atuou em diversas áreas do jornalismo, como assessoria de imprensa, redação e comunicação interna. Apaixonado por esportes em geral e grande entusiasta dos e-sports