Cuca está de volta ao comando do Atlético. Nesse domingo (29), o Galo confirmou o retorno do treinador para a quarta passagem, com vínculo até o fim de 2026.
A primeira passagem do profissional pelo clube, entre 2011 e 2013, o credencia para novas oportunidades. Naquele período, Cuca levou o Atlético ao inédito título da Copa Libertadores e já marcou o nome na história atleticana.
A partir da segunda passagem, o treinador fez parte de um “ciclo” dentro do clube, marcado por títulos e frustrações. Em 2021, Cuca voltou ao Galo para o lugar do argentino Jorge Sampaoli, vice-campeão nacional no ano anterior.
Após o ano mágico no Galo, com títulos do Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Série A do Campeonato Brasileiro, Cuca deixou o clube e deu lugar a outro argentino: Turco Mohamed. Ele venceu a Supercopa do Brasil, mas foi demitido em julho. O substituto? Cuca, mais uma vez.
A terceira passagem passou longe das glórias, diferentemente dos dois trabalhos anteriores. O Atlético de Cuca foi eliminado pelo Palmeiras na Copa Libertadores, mas conseguiu vaga para a competição em 2023, quando o treinador já não estava mais na Cidade do Galo.
Quem começou aquele ano foi Eduardo Coudet, mais um argentino. Em junho, ele também deixou o clube e deu lugar a Felipão, um dos “medalhões” do futebol brasileiro e que permaneceu até os primeiros meses de 2024.
Dando sequência ao ciclo, mais um argentino desembarcou em Belo Horizonte: Gabriel Milito. Apesar do título mineiro, ele foi vice-campeão da Libertadores e da Copa do Brasil, e deixou o Galo antes mesmo do fim da temporada.
Para 2025, Cuca recomeça a jornada como técnico do Atlético e segue a sina envolvendo alternância entre argentinos e brasileiros no comando do clube. Ele é o treinador mais vitorioso da história atleticana e terá a primeira missão já neste mês de janeiro, com as disputas da Inter&Co Soccer Week e o Campeonato Mineiro.
Últimas trocas de treinadores do Atlético
- Fevereiro de 2021: Sampaoli sai, e Cuca é contratado
- Janeiro de 2022: Cuca sai, e Turco é contratado
- Julho de 2022: Turco sai, e Cuca é contratado
- Janeiro de 2023: Cuca sai, e Coudet é contratado
- Junho de 2023: Coudet sai, e Felipão é contratado
- Março de 2024: Felipão sai, e Milito é contratado
- Dezembro de 2024: Milito sai, e Cuca é contratado