Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Atlético no WhatsApp

Em venda de Paulinho, Atlético receberá campeão olímpico com feitos pelo Palmeiras

Gabriel Menino tem 11 títulos pelo Alviverde Paulista e gols importantes em finais

Gabriel Menino comemora título brasileiro de 2023 pelo Palmeiras

Prestes a oficializar a venda do atacante Paulinho para o Palmeiras, o Atlético receberá como “moeda de troca” um jogador que brilhou com a camisa do Alviverde e foi importante em momentos decisivos para o clube paulista.

Aos 24 anos, o volante Gabriel Menino tenta recuperar o brilho de outrora e terá a oportunidade de mostrar o bom futebol que o levou a Seleção Brasileira, agora ao lado de Hulk e companhia. No Galo, inclusive, ele reencontrará Gustavo Scarpa e Deyverson.

Leia também

O meio-campista deixará o Palmeiras com 245 partidas disputadas, 18 gols marcados e 11 títulos conquistados. Campeão olímpico na edição de Tóquio, ele balançou a rede cinco vezes em finais. Isso o coloca como o jogador oriundo das categorias de base com mais gols em decisões na história do Alviverde.

Ele marcou uma vez na decisão da Copa do Brasil de 2020, contra o Grêmio, duas na Supercopa do Brasil de 2023, contra o São Paulo, e outras na final do Campeonato Paulista 2023, contra o Água Santa.

Seleção da Libertadores

Logo no seu primeiro ano na equipe principal, Gabriel Menino alcançou feito importante. Após o título da Copa Libertadores de 2020, ele esteve presente na seleção do torneio, eleito o melhor de sua posição no continente. O jovem disputou 12 dos 13 jogos (11 como titular) e fez três gols – o primeiro deles, que foi também o seu primeiro no time de cima do Verdão, contra o Bolívar-BOL, coloca o atleta como o sétimo palmeirense mais jovem a balançar a rede na história da competição, com 19 anos, 11 meses e 16 dias.

O volante foi o líder do time em assistências (dez), vice-líder em assistências para finalização, vice-líder em interceptações de jogadas do adversário, terceiro em dribles e quarto em desarmes.

Polivalente

Ambidestro, Gabriel Menino se destaca por ter chute potente de longa distância. Além de fazer todas as funções do meio-campo (meia/volante), ele também pode atuar como lateral-direito. Inclusive, foi nesta função que acabou convocado para a Seleção Brasileira, em 2020, e na linha ofensiva pelo lado direito, como na final da Libertadores do mesmo ano.

Títulos de Menino pelo Palmeiras

  • Campeonato Paulista 2020
  • Libertadores da América 2020
  • Copa do Brasil 2020
  • Libertadores da América 2021
  • Campeonato Paulista 2022
  • Campeonato Brasileiro 2022
  • Recopa Sul-Americana 2022
  • Supercopa do Brasil 2023
  • Campeonato Paulista 2023
  • Campeonato Brasileiro 2023
  • Campeonato Paulista 2024

Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Henrique André é repórter multimídia e setorista do Atlético na Itatiaia. Acumula passagens por Uol Esporte, Jornal Hoje em Dia e outros veículos. Participou da cobertura de grandes eventos, como Copas do Mundo (2014-18) e Olimpíada (2016-2021).