Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Atlético no WhatsApp

Atlético chega à última rodada com chance de queda pela primeira vez desde rebaixamento

Galo recebe o Athletico-PR no domingo (8), na Arena MRV, e precisa de empate para escapar da queda

Atlético corre risco de ser rebaixado pela segunda vez em sua história

O Atlético chega à última rodada do Campeonato Brasileiro com chance de rebaixamento pela primeira vez desde o ano em que caiu para a Série B. O Galo recebe o Athletico-PR, domingo (8), às 16h (de Brasília), na Arena MRV, e precisa de um empate para garantir a permanência na elite.

Em 2005, o Atlético já chegou ao último jogo, contra o Juventude, rebaixado. Desde 2007, quando voltou para a Série A, o Galo se livrou duas vezes da queda na penúltima rodada.

Leia também

Os dois jogos do ‘livramento’, ambos pela 37ª rodada, foram realizados na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. Em 2010, o Galo escapou ao vencer o Goiás por 3 a 1. Os gols da vitória foram de Diego Souza, Renan Oliveira e Diego Tardelli.

No ano seguinte, o adversário foi o Botafogo. O Atlético goleou o time carioca por 4 a 0, gols de Daniel Carvalho, André (2) e Leonardo Silva.

Desde 2012, o Atlético passou a ter campanhas mais consistentes no Campeonato Brasileiro e não brigou mais contra o rebaixamento.

Cenário para domingo

Se empatar, o Atlético não será rebaixado para a Série B. Caso seja derrotado, o Alvinegro terá que torcer por derrota do Fluminense, contra o vice-líder Palmeiras, fora de casa, e empate ou derrota do Bragantino, contra o já rebaixado Criciúma, em casa.

Após o fim da 37ª rodada, o Departamento de Matemática da UFMG atualizou as chances de rebaixamento das quatro equipes. Veja os números abaixo.

  • Bragantino - 67,9%
  • Athletico-PR - 16,8%
  • Fluminense - 11,5%
  • Atlético - 3,8%

Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Túlio Kaizer é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte e tem grande experiência no digital. Foi setorista dos três grandes clubes do futebol mineiro: América, Atlético e Cruzeiro. Cobre também basquete, vôlei, esportes americanos, esportes olímpicos e e-sports.