O Atlético chega à última rodada do Campeonato Brasileiro com chance de rebaixamento pela primeira vez desde o ano em que caiu para a Série B. O Galo recebe o Athletico-PR, domingo (8), às 16h (de Brasília), na Arena MRV, e precisa de um empate para garantir a permanência na elite.
Em 2005, o Atlético já chegou ao último jogo, contra o Juventude, rebaixado. Desde 2007, quando voltou para a Série A, o Galo se livrou duas vezes da queda na penúltima rodada.
Os dois jogos do ‘livramento’, ambos pela 37ª rodada, foram realizados na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. Em 2010, o Galo escapou ao vencer o Goiás por 3 a 1. Os gols da vitória foram de Diego Souza, Renan Oliveira e Diego Tardelli.
No ano seguinte, o adversário foi o Botafogo. O Atlético goleou o time carioca por 4 a 0, gols de Daniel Carvalho, André (2) e Leonardo Silva.
Desde 2012, o Atlético passou a ter campanhas mais consistentes no Campeonato Brasileiro e não brigou mais contra o rebaixamento.
Cenário para domingo
Se empatar, o Atlético não será rebaixado para a Série B. Caso seja derrotado, o Alvinegro terá que torcer por derrota do Fluminense, contra o vice-líder Palmeiras, fora de casa, e empate ou derrota do Bragantino, contra o já rebaixado Criciúma, em casa.
Após o fim da 37ª rodada, o Departamento de Matemática da UFMG atualizou as chances de rebaixamento das quatro equipes. Veja os números abaixo.
- Bragantino - 67,9%
- Athletico-PR - 16,8%
- Fluminense - 11,5%
- Atlético - 3,8%