O Atlético busca no próximo sábado (30), em Buenos Aires, o bicampeonato da Copa Libertadores. E o elenco do Galo conta com dez jogadores que podem completar a série de títulos expressivos pelo clube.
Desses jogadores, oito participaram de todas as grandes conquistas recentes do Atlético: Campeonato Brasileiro (2021), Copa do Brasil (2021) e Supercopa do Brasil (2022). Resta apenas o título da Libertadores para o fechamento do ciclo.
Os jogadores com essas conquistas são: os goleiros Everson e Matheus Mendes, os laterais Guilherme Arana e Mariano, o zagueiro Igor Rabello, o meia Matías Zaracho e os atacantes Hulk e Eduardo Vargas.
Outros dois jogadores do elenco participaram das principais conquistas em 2021, mas não estiveram no grupo campeão da Supercopa do Brasil, em 2022: o zagueiro Junior Alonso e o meio-campista Alan Franco.
Alonso havia sido negociado ao Krasnodar, da Rússia, no início de 2022. O clube russo pagou 8 milhões de dólares (cerca de R$ 47 milhões na cotação da época) ao Atlético para comprar os direitos de Alonso.
Em decorrência do conflito entre Rússia e Ucrânia, ele voltou ao Brasil e também jogou a temporada 2022 com a camisa atleticana, mas em 2023, passou a defender o clube russo em definitivo. Em julho deste ano, ele foi comprado pelo Galo e voltou ao clube alvinegro.
Franco
Após os títulos pelo Atlético, Alan Franco foi emprestado pelo clube ao Charlotte, dos Estados Unidos. Ainda em 2022, ele foi repassado ao Talleres, da Argentina, onde ficou até meados do ano passado.
Em 2023, Franco voltou ao Atlético e teve poucas oportunidades, mas assumiu a titularidade da equipe sob comando de Gabriel Milito neste ano.