Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Atlético no WhatsApp

Ídolos do Atlético relembram ‘guerra’ de 1995 contra o Rosario Central

Taffarel e Paulo Roberto Prestes recordaram clima do jogo disputado na Argentina pela volta da final da Copa Sul-Americana de 1995

Taffarel era o goleiro do Atlético na final da Conmebol de 1995

Adversário do primeiro jogo de Copa Libertadores da Arena MRV, o Rosario Central está marcado na memória do torcedor e de ex-jogadores do Atlético. Antes do jogo desta quarta-feira (10), marcado para às 19h (de Brasília), Taffarel e Paulo Roberto Prestes relembraram a final da Copa Conmebol de 1995.

Depois de golear os argentinos por 4 a 0 no Mineirão, o Galo foi surpreendido com o clima hostil na cidade de Rosario e derrotado pelo mesmo placar. Nas penalidades, os Canallas levaram a melhor e ficaram com o título internacional.

Capitão histórico do Atlético, Paulo Roberto Prestes disse à Itatiaia que chegou a dizer ao árbitro que não havia segurança para a realização do jogo.

“Viajamos para a Argentina achando que teríamos jogo de futebol, mas foi uma verdadeira guerra. Buzinaço, tiros, foguetes na janela, foi um verdadeiro clima de guerra. No dia do jogo, passamos por ruas onde estavam torcida deles. Jogaram pedras, bateram no ônibus”, disse.

“Eu falei para o juiz que não tinha segurança para o jogo, não tinha exame antidoping. A polícia que estava lá queria nos bater. Nos tomaram aquele título. No vestiário, a sorte foi que o Belmiro conseguiu trancar a porta. Eles queria invadir e seria uma guerra. Ia ser uma catástrofe”, completou.

Aposta no Atlético

O goleiro do Atlético naquela partida era Cláudio Taffarel, que um ano antes havia brilhado no tetracampeonato da Seleção Brasileira na Copa de 1994. O arqueiro diz que a derrota para o Rosario Central ficou no passado e espera uma vitória alvinegra nesta quarta-feira.

“Esse adversário que nos traz uma lembrança não muito boa. Esses argentinos não são fáceis. Fizemos uma grande partida em Belo Horizonte, um placar muito bom. Achamos que estávamos em uma vantagem boa, mas na Argentina as coisas se complicaram. Eles usaram de muita violência. Fomos surpreendidos fora e dentro de campo”, recordou.

“Isso é coisa do passado. Agora, o Galo está com uma situação muito boa, elenco bom. Que o torcedor compareça à Arena MRV para ver um bom jogo e uma ótima vitória do Galo”, disse.

Paulo Roberto Prestes teve uma das carreiras mais longevas da história do Atlético. O lateral-esquerdo defendeu o Galo entre 1986 e 1996 venceu cinco títulos de Campeonato Mineiro, além da Conmebol de 1992.

Taffarel chegou ao Atlético logo após o título na Copa do Mundo de 1994 e ficou no clube até 1998. Ele conquistou um Mineiro e a Conmebol de 1997, além da Copa Centenário do mesmo ano.

Novo encontro

Após a decisão da Conmebol de 1995, Atlético e Rosario Central se encontraram na Copa Master de 1996. Desta vez, em Cuiabá, o Atlético levou a melhor nos pênaltis após empate por 0 a 0 no tempo regulamentar. Em 1998, os argentinos eliminaram o Galo na semifinal da Conmebol.

Agora, os dois times se enfrentam pela primeira vez na Copa Libertadores. Empolgado pelo título do Campeonato Mineiro e pelo bom início de Gabriel Milito, o Galo busca a vitória para chegar aos seis pontos na fase de grupos da competição internacional.

O Rosario Central também já tem três pontos por ter batido o Peñarol na primeira rodada.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Henrique André é repórter multimídia e setorista do Atlético na Itatiaia. Acumula passagens por Uol Esporte, Jornal Hoje em Dia e outros veículos. Participou da cobertura de grandes eventos, como Copas do Mundo (2014-18), Olimpíada (2016-2021) e Mundial de Clubes (2025).
Hugo Lobão é repórter multimídia do portal Itatiaia Esporte. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, passou por Hoje Em Dia, Record e Globo Esporte. Amante de esportes olímpicos.