Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Atlético no WhatsApp

Quem é Gabriel Milito, principal alvo do Atlético para substituir Felipão

Ex-jogador, argentino de 43 anos começou a carreira como técnico em 2015

Gabriel Milito como jogador do Barcelona, em 2007, e como treinador do Argentinos Juniors, em 2021

Principal nome do Atlético com a decisão pela demissão do técnico Luiz Felipe Scolari, o Felipão, o treinador argentino Gabriel Milito se encontra atualmente sem clube. O ex-jogador, de 43 anos, começou a carreira na beira do campo em 2015, pelo Estudiantes de La Plata-ARG e vem de trabalhos com certa sequência.

O último trabalho de Gaby Milito, também apelidado de “Marechal”, foi pelo Argentinos Juniors-ARG, de 2021 a 2023. Em 135 jogos, foram 57 vitórias, 35 empates e 43 derrotas no comando da equipe.

Milito pediu demissão do clube argentino em agosto de 2023, depois de derrota por 1 a 0 para o San Martín-ARG, que culminou em eliminação nas oitavas de final da Copa Argentina. Pouco antes, a equipe também tinha caído nas oitavas da Copa Libertadores, para o Fluminense - que venceu o torneio posteriormente.

Ao pedir a demissão, considerado um movimento inesperado do treinador, Milito agradeceu. “Tomei a decisão de encerrar meu estágio. Estou muito grato a todos os dirigentes pelo apoio incondicional porque me deram a oportunidade de conhecer um clube lindo onde fui muito feliz”.

Desempenho do Argentinos Juniors por temporada com Milito

2023

  • Copa Argentina: caiu nas oitavas (eliminado para o San Martín-ARG)
  • Copa da Liga Argentina: saiu em meio à fase de grupos, com 3 pontos em dois jogos
  • Copa Libertadores: caiu nas oitavas (eliminado para o Fluminense)
  • Campeonato Argentino: 10º colocado, com 40 pontos

2022

  • Campeonato Argentino: 8º colocado, com 42 pontos
  • Copa Argentina: caiu nos 16 avos de final (eliminado para o Defensa y Justicia-ARG)
  • Copa da Liga Argentina: caiu na semifinal (eliminado para o Tigre-ARG)

2021

  • Campeonato Argentino: 14º colocado, com 32 pontos
  • Copa Argentina: caiu na semifinal (eliminado para o Boca Juniors-ARG)
  • Copa Libertadores: caiu nas oitavas de final (eliminado para o River Plate-ARG)

Desde que deixou o Argentinos Juniors, o nome de Gabriel Milito passou por vários clubes. Cruzeiro, arquirrival do Atlético, e Universidad Católica-CHI foram alguns deles.

Antes do Argentinos Juniors

Antes de chegar ao Argentinos Juniors, trabalho mais longevo da carreira, Milito treinou o Estudiantes de La Plata-ARG em 2020 e 2019; o O’Higgins-CHI, em 2018; o Independiente-ARG, em 2017, onde tem forte ligação como jogador; e Estudiantes novamente, em 2015, onde iniciou a carreira. O treinador ainda busca o primeiro título da carreira.

Gabriel Milito em conversa com Gerard Piqué, Javier Mascherano, Sergio Busquets e Lionel Messi durante visita ao Barcelona, em 2016

Como jogador

Gabriel Milito também foi um jogador de renome. O então zagueiro iniciou a carreira em 1998, no Independiente-ARG, onde ficou até 2003. Em 2004, foi negociado ao Real Zaragoza-ESP e, em 2007, atingiu o auge, ao ser contratado pelo Barcelona-ESP. No ano de 2011, ele retornou ao Independiente, onde encerrou a carreira em 2012.

O jogador também defendeu a Seleção Argentina de 2000 a 2011, tendo disputado a Copa do Mundo de 2006, na Alemanha. O Marechal também é irmão do ex-jogador Diego Milito, ex-atacante de clubes como Inter de Milão-ITA e Racing-ARG e que também atuou pela seleção nacional.

Atlético em 2024

Além do Campeonato Mineiro, em disputa, o Atlético terá pela frente em 2024 a Copa Libertadores, o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil. Em 2023, com Felipão, o Galo foi o terceiro colocado do Brasileirão.

O Galo voltará a campo em 30 de março, um sábado, quando enfrentará o Cruzeiro em casa, em clássico na Arena MRV, em Belo Horizonte. O jogo será válido pela ida da final do Mineiro.

Leia também

Participe dos canais da Itatiaia Esporte:

Matheus Muratori é jornalista multimídia com experiência em muitas editorias, mas ama a área esportiva. Faz cobertura de futebol, basquete, vôlei, esportes americanos, olímpicos e e-sports. Tem experiência em jornal impresso, portais de notícias, blogs, redes sociais, vídeos e podcasts.