Ouvindo...

Times

Atlético tem Gabriel Milito como ‘plano A’ após saída de Felipão

Argentino está sem clube desde que saiu do Argentinos Juniors

Após decidir demitir o técnico Luiz Felipe Scolari, o Atlético já tem o nome preferido pra assumir o comando da equipe. Neste momento, Gabriel Milito é o “plano A” da diretoria alvinegra.

O argentino está livre no mercado desde que deixou o Argentinos Juniors. Recentemente, o nome do treinador também foi especulado no Cruzeiro, antes da contratação de Nicolás Larcamón.

O Atlético está em busca de um treinador após tomar a decisão de demitir Felipão. A decisão já está tomada e ainda será anunciada oficialmente nesta quarta-feira.

Os portugueses Pedro Caixinha, do Bragantino, e Carlos Carvalhal, livre no mercado, também são nomes analisados pela diretoria do clube.

Auge da carreira como técnico no Argentinos Juniors

Na tentativa de se afirmar como um treinador relevante na América do Sul, Gabriel Milito foi contratado pelo Argentinos Juniors em 2021. E foi à frente do clube que revelou Diego Armando Maradona que o ex-defensor se encontrou na carreira.

Ao longo de três temporadas no Argentinos Juniors, em um dos trabalhos mais longevos do continente nos últimos anos, Milito despertou a atenção não só da imprensa local, como também de vários clubes da Argentina e do Brasil. Vale ressaltar que, geralmente, suas equipes gostam de ter a maior posse de bola e têm características ofensivas.

Ao todo, Gabriel Milito dirigiu o Argentinos Juniors em 135 jogos, incluindo em competições internacionais, com 58 vitórias, 33 empates e 44 derrotas. O rendimento foi de 51,11%

Times que Milito já dirigiu na carreira

  • Argentinos Juniors (2021 a 2023)
  • Estudiantes (2019 a 2020)
  • O’Higgins (2018)
  • Independiente (2017)
  • Estudiantes (2015)

Carreira de Milito como jogador

Formado nas categorias de base do Independiente, Gabriel Milito teve uma carreira de destaque. Embora tenha atuado por somente três clubes, o ex-zagueiro virou ídolo do “Rey de Copas” no decorrer de duas passagens. Em Avellaneda, ele começou e encerrou a carreira, com 173 jogos e três gols.

Após ter ganhado projeção no Independiente, Milito virou peça do elenco do Real Zaragoza, da Espanha, em 2003, um ano depois de ter disputado a Copa do Mundo pela Seleção Argentina. No clube intermediário da Espanha, Milito ficou até o meio de 2007, com 169 partidas e seis gols.

O desempenho acima das expectativas credenciou Milito a se juntar ao gigante Barcelona. Na companhia de vários craques, como Carles Puyol, Lionel Messi, Andrés Iniesta, Xavi e Eto’o, ele foi campeão de tudo no cenário nacional e mundial. Pelos culés, Milito disputou 76 jogos e marcou um gol.

Leia também

Participe dos canais da Itatiaia Esporte:

Repórter setorista do Atlético, na Radio Itatiaia.
Henrique André é repórter multimídia e setorista do Atlético na Itatiaia. Acumula passagens por Uol Esporte, Jornal Hoje em Dia e outros veículos. Participou da cobertura de grandes eventos, como Copas do Mundo (2014-18) e Olimpíada (2016-2021).
Leia mais