Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Atlético no WhatsApp

Há 30 anos, torcida do Atlético lançava maior bandeirão do mundo em jogo da Seleção Brasileira

Em 5 de setembro de 1993, a Galoucura exibia o bandeirão que virou assunto no Brasil e no mundo, durante partida da Seleção

Bandeirão da Galoucura ganhou os noticiários do Brasil e do mundo em 5/9/1993

Há exatos 30 anos, o Atlético ganhava os noticiários do país num dia em que o aniversariante Mineirão recebia duelo da Seleção Brasileira pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 1994.

Em 5 de setembro de 93, enquanto o time Canarinho se preparava para encarar a Venezuela, os atleticanos levantaram aquele que, na época, se tornou o maior bandeirão de torcidas no mundo; o da Gaviões da Fiel, organizada do Corinthians, era o segundo.

A ideia surgiu da confecção surgiu de um dos membros da Galoucura. Ele procurou a Antarctica e consultou sobre possível patrocínio para bancar a iniciativa. A empresa, inclusive, era localizada onde atualmente funciona o Shopping Oiapoque, no Centro de Belo Horizonte.

O lema utilizado pela empresa de bebidas naquela época, inclusive, foi estampado na bandeira: “Uma Paixão Nacional”. Esta associação, porém, passou despercebido por muitos.

Durante participação no Podcast Cachorrada, há dois anos, Juninho Galoucura (outro membro da organizada) contou estas curiosidades que antecederam a produção do bandeirão.

Henrique André é repórter multimídia e setorista do Atlético na Itatiaia. Acumula passagens por Uol Esporte, Jornal Hoje em Dia e outros veículos. Participou da cobertura de grandes eventos, como Copas do Mundo (2014-18) e Olimpíada (2016-2021).