Há exatos 30 anos, o Atlético ganhava os noticiários do país num dia em que o aniversariante Mineirão recebia duelo da Seleção Brasileira pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 1994.
Em 5 de setembro de 93, enquanto o time Canarinho se preparava para encarar a Venezuela, os atleticanos levantaram aquele que, na época, se tornou o maior bandeirão de torcidas no mundo; o da Gaviões da Fiel, organizada do Corinthians, era o segundo.
A ideia surgiu da confecção surgiu de um dos membros da Galoucura. Ele procurou a Antarctica e consultou sobre possível patrocínio para bancar a iniciativa. A empresa, inclusive, era localizada onde atualmente funciona o Shopping Oiapoque, no Centro de Belo Horizonte.
O lema utilizado pela empresa de bebidas naquela época, inclusive, foi estampado na bandeira: “Uma Paixão Nacional”. Esta associação, porém, passou despercebido por muitos.
Durante participação no Podcast Cachorrada, há dois anos, Juninho Galoucura (outro membro da organizada) contou estas curiosidades que antecederam a produção do bandeirão.