O presidente do Atlético, Sérgio Coelho, declarou nesta quinta-feira (20) que cumprirá o seu mandato até o fim. Sua gestão na associação irá até dezembro deste ano.
Nos últimos dias, surgiram especulações de que o mandatário poderia deixar o cargo a partir da aprovação, por parte do Conselho Deliberativo, da criação da Sociedade Anônima do Futebol (SAF). A votação vai até esta sexta-feira, dia 21.
No novo modelo, a SAF ficará responsável pelo departamento futebol e assumirá as gestões da Cidade do Galo e da Arena MRV.
O presidente da associação terá responsabilidade apenas pela sede do clube, em Lourdes, e pelos clubes recreativos Labareda e Vila Olímpica.
“Eu estou presidente do Atlético até o final do ano e vou cumprir meu mandato. Sendo aprovada a SAF, ela será uma empresa, e os acionistas dessa empresa vão formar um grupo de gestores. Aí é com eles, e nós vamos respeitar o que eles decidirem em relação a esse tema. O meu papel é sempre estar pronto para ajudar o Galo”, disse Sérgio Coelho à Itatiaia.
A previsão é que os documentos de criação da SAF sejam confeccionados e assinados em agosto, assim como a aprovação dos órgãos reguladores. O aporte financeiro a ser utilizado para abater dívidas onerosas deve ser realizado entre setembro e outubro deste ano.
A associação terá 25% das ações da SAF. Já investidores serão acionistas majoritários e vão adquirir 75% das cotas por meio da empresa Galo Holding, criada para esta finalidade
A Galo Holding, por sua vez, terá 78% das ações vinculadas aos atuais investidores do clube, conhecidos como 4 R’s (Rubens Menin, Rafael Menin, Renato Salvador e Ricardo Guimarães. O restante das ações ficarão com dois fundos (11%, cada um).
Funcionamento da SAF do Atlético
A associação, que seguiria com 25% de participação, terá poder de veto em algumas situações, como mudança de símbolos, cores e hino. O clube também poderia vetar alienação de bens e mudança de finalidade da Cidade do Galo, por exemplo.
Para as decisões do dia a dia, está prevista a criação de um Conselho de Administração. Nele, haveria seis representantes da Galo Holding, dois da associação (eleitos pelo Conselho Deliberativo) e um de um membro independente.
Patrimônio do Atlético
A Arena MRV e a Cidade do Galo serão patrimônios geridos pela SAF. Sede de Lourdes, Vila Olímpica e Labareda seguem como patrimônio da associação.
Organograma da SAF
O Conselho de Administração da SAF do Atlético terá de 7 a 9 pessoas, sendo duas indicadas pela associação. O Conselho Fiscal terá um indicado pela associação e dois pela Galo Holding (empresa que comprará 75% das ações da SAF).
A diretoria será composta por até nove membros: diretor presidente, diretor de operações, diretor de futebol, diretor financeiro, diretor jurídico, diretor comercial e os demais sem designação específica, com mandato de 3 anos.