Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Atlético no WhatsApp

Atlético repete feito de 2015 ao avançar às oitavas da Libertadores; entenda

Galo sacramentou vaga nas oitavas de final após empate com o Libertad, no Paraguai

Igor Gomes e Hulk, meia e atacante do Atlético, no empate por 1 a 1 com o Libertad

Mesmo após começar com duas derrotas a fase de grupos da Copa Libertadores, o Atlético avançou às oitavas de final. Nesta terça-feira (27), depois de empate por 1 a 1 com o Libertad, do Paraguai, no Defensores del Chaco, em Assunção, pela sexta e última rodada do Grupo G, o Galo se garantiu na próxima fase e repetiu feito de 2015.

Em 2015, o Galo iniciou a campanha com derrotas para Colo-Colo, no Chile, e Atlas, do México, no Independência, em Belo Horizonte. O time alvinegro deu a volta por cima, conseguiu uma classificação heroica, mas acabou eliminado nas oitavas de final.

Já em 2023, o Galo perdeu para o próprio Libertad, no Mineirão, em BH, e para o Athletico-PR, na Arena da Baixada, em Curitiba. Depois, o time alvinegro venceu Alianza Lima, do Peru, o Furacão e novamente o clube peruano, até empatar com os paraguaios.

De 2000, quando a Libertadores passou a ser disputada no atual formato, até a atual edição, dez times começaram a campanha na fase de grupos com duas derrotas, mas conseguiram se classificar às oitavas de final - veja detalhes no fim desta reportagem.

O Atlético avançou às oitavas como segundo colocado do Grupo G da Libertadores, com dez pontos. O líder da chave foi o Athletico-PR, com 13.

O Galo conhecerá o rival das oitavas na quarta-feira (5) da semana que vem. Os jogos serão nas semanas dos dias 1 a 3 (ida) e 8 a 10 de agosto (volta).

O time atleticano volta a campo no domingo (2), às 16h. O Galo recebe o América em clássico no Mineirão, em BH, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Times que se classificaram após começar com duas derrotas até 2022

2007 - Colo-Colo-CHI

Perdeu os dois primeiros jogos, mas se classificou em primeiro, com nove pontos. Foi eliminado pelo América, do México, nas oitavas de final.

2009 - Palmeiras

Perdeu os dois primeiros jogos e se classificou em segundo, com dez pontos. Foi eliminado nas quartas de final para o Nacional, do Uruguai.

2009 - San Luis-MEX

Perdeu os dois primeiros jogos e se classificou em segundo, com oito pontos. Foi eliminado da competição nas oitavas de final devido ao surto de gripe A (H1N1), que afetou o México. Os times do país foram eliminados da competição.

2013 - Tigre-ARG

No ano em que o Atlético foi campeão, o Tigre, da Argentina, conseguiu se classificar após perder os dois primeiros jogos. A equipe se classificou em segundo, com três vitórias e três derrotas. Nas oitavas, os argentinos foram eliminados pelo Olimpia, vice-campeão.

2015 - Atlético

O Atlético viveu situação idêntica na edição 2015. O Galo começou a competição com duas derrotas, mas conseguiu se classificar em segundo, com nove pontos. O Alvinegro, no entanto, foi eliminado para o Internacional nas oitavas de final.

2017 - San Lorenzo-ARG

Após iniciar a fase de grupos com duas derrotas, o San Lorenzo se classificou em primeiro da chave, com dez pontos. O time argentino eliminou o Emelec, do Equador, nas oitavas, mas caiu nas quartas para o Lanús, da Argentina.

2018 - Atlético Tucumán-ARG

O Atlético Tucumán se classificou em 2018 depois de duas derrotas. A equipe ficou em segundo no grupo, com dez pontos. Nas oitavas, os argentinos eliminaram o Atlético Nacional, da Colômbia. O time foi eliminado pelo Grêmio nas quartas.

2021 - Universidad Católica-CHI

A Universidad Católica começou com duas derrotas, mas avançou em segundo do grupo com nove pontos. O time chileno foi eliminado nas oitavas de final para o Palmeiras.

2021 - Vélez Sarsfield-ARG

O Vélez Sarsfield se classificou em segundo, com dez pontos, após iniciar com duas derrotas. O time argentino caiu nas oitavas de final para o Barcelona, do Equador.

2022 - Fortaleza

O Fortaleza começou com duas derrotas, mas conseguiu se classificar em segundo, com dez pontos. O time brasileiro foi eliminado pelo Estudiantes, da Argentina.

Matheus Muratori é jornalista multimídia com experiência em muitas editorias, mas ama a área esportiva. Faz cobertura de futebol, basquete, vôlei, esportes americanos, olímpicos e e-sports. Tem experiência em jornal impresso, portais de notícias, blogs, redes sociais, vídeos e podcasts.
Túlio Kaizer é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte e tem grande experiência no digital. Foi setorista dos três grandes clubes do futebol mineiro: América, Atlético e Cruzeiro. Cobre também basquete, vôlei, esportes americanos, esportes olímpicos e e-sports.