Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Atlético no WhatsApp

Fortaleza x Atlético: jogo no Castelão pode desempatar duelo Vojvoda x Felipão

Os dois técnicos se enfrentaram duas vezes no Brasileirão de 2022 e nenhum conseguiu vitória por Fortaleza e Athletico-PR

Os dois técnicos se enfrentam apenas duas vezes; ambas na temporada passada

O Atlético encara o Fortaleza neste sábado (24), às 18h30, na Arena Castelão, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo colocará frente a frente duas gerações distintas de técnicos, num duelo pessoal que ainda não registrou um vencedor: Luiz Felipe Scolari, de 74 anos, e Juan Pablo Vojvoda, de 48, já se enfrentaram em duas ocasiões, mas em ambas o resultado terminou em igualdade.

Os duelos aconteceram no ano passado quando Felipão ainda estava à frente do Athletico-PR. Na partida do primeiro turno de 2022, o resultado foi 0 x 0 também na casa do Leão. No returno, em Curitiba, os times ficaram no 1 a 1.

Uma das curiosidades entre a dupla é que Vojvoda decidiu pendurar as chuteiras como jogador, em 2013, para iniciar sua transição para a carreira de técnico. Na ocasião, Scolari já era treinador há 31 anos. Formados em gerações diferentes, ambos possuem características distintas na hora de montar suas equipes.

Em seu quinto clube profissional, Vojvoda, que já havia feito bons trabalhos no futebol argentino e chileno, costuma apostar em equipes intensas e ofensivas, embora varie a estratégia de acordo com o rival. Felipão, por sua vez, carrega a fama em ser motivador e possuir uma grande capacidade para unir um grupo de jogadores em busca dos resultados.

Agora no Galo, além de tentar vencer a primeira sobre Vojvoda, o gaúcho também busca a primeira vitória pelo Alvinegro – na estreia, empate por 1 a 1 contra o Fluminense, no Rio. O Galo está na quinta posição, com 19 pontos, e tenta encerrar a rodada no G-4.

Já o Fortaleza tenta embalar na competição nacional conquistando sua quinta vitória. Os cearenses venceram o Cruzeiro fora de casa, por 1 a 0, e estão na décima colocação, com 17 pontos.

Leão aposta na estabilidade do comando

Desde a chegada de Vojvoda, em maio de 2021, o Fortaleza não mexeu mais no comando do clube. O Galo, por sua vez, trocou a sua comissão técnica por cinco vezes. Neste período, o técnico argentino do Tricolor de Aço rejeitou propostas do futebol árabe, em 2022, e completou a marca do segundo maior trabalho em longevidade do Brasileirão, atrás apenas de Abel Ferreira, que comanda o Palmeiras desde 2020. Ele também é o segundo técnico com mais jogos na história do Leão, com 164 partidas, atrás de Moisés Gomes, que tem 229.

A renovação do contrato de Vojvoda até 2024 deixa claro o alinhamento entre o argentino e o projeto de gestão do clube Tricolor.

“É o técnico do pentacampeonato estadual, é o cara que levou nosso time duas vezes seguidas para a Libertadores, que conquistou a melhor campanha na Série A de pontos corridos, entre outros feitos. Mas além dos bons resultados, tem o ser humano que ele é. Uma pessoa rara, com os melhores valores possíveis. Grande pai, amigo, líder. O futebol exige sempre performance, rendimento e resultados, mas cabe também respeito, reconhecimento e gratidão. Agradeço a convivência e vamos por muito mais”, afirmou Marcelo Paz, presidente do Fortaleza.

Mudanças no Galo

Em dois anos, o Atlético teve Cuca, Antonio Mohamed, Lucas Gonçalves (interino) e Eduardo Coudet foram responsáveis por conduzir a equipe.

Leão tem aproveitamento de 82,6% em casa no ano

A partida ainda marca o reencontro do Leão do Pici com a torcida, após 21 dias longe de casa. A última vez que o time cearense atuou como mandante este ano ocorreu no empate sem gols com o Bahia, pela 9ª rodada do Brasileiro.

A expectativa é que a exemplo do que tem acontecido neste início de Brasileirão, O Castelão esteja cheio para apoiar os comandados do técnico argentino.

O time cearense possui até o momento a quinta maior média de público do Brasileirão, com 36.774 torcedores presentes por jogo, ficando atrás somente de Flamengo (55.674), São Paulo (44.046), Corinthians (38.960) e Palmeiras (37.376).

Para se ter uma ideia da força da torcida, o clube tem dois jogos entre os 20 maiores públicos do torneio nacional até o momento: a vitória por 4 a 2 contra o Fluminense, em 29 de abril, contou com 39.943 pagantes, além do empate sem gols com o Bahia, que levou 38.338 espectadores ao estádio.

Com a força da torcida, os cearenses têm conseguido excelentes resultados em casa em 2023. Ao todo, foram 23 jogos, com 18 vitórias, três empates e apenas duas derrotas. O aproveitamento é de 82,6%. No Brasileirão, o time segue invicto em seus domínios, com duas vitórias e três empates.

Atlético como visitante

O Atlético, por sua vez, soma 18 partidas como visitante na temporada, com oito vitórias, seis empates e quatro derrotas; o aproveitamento é de 55,5%. Se considerado apenas o Brasileiro, o clube soma três vitórias, duas igualdades e um tropeço - com este desempenho, tem aproveitamento de 61,1%.

Jogos do Fortaleza como mandante na Série A do Brasileiro 2023:

  • 1ª rodada (15/4) - Fortaleza 1 x 1 Internacional: 30.191

  • 3ª rodada (29/4) - Fortaleza 4 x 2 Fluminense: 39.943*

  • 5ª rodada (11/5) - Fortaleza 0 x 0 São Paulo: 37.775

  • 8ª rodada (27/5) - Fortaleza 2 x 0 Vasco: 37.625

  • 9ª rodada (3/6) - Fortaleza 0 x 0 Bahia: 38.338**

  • 17º maior público; * 20º maior público

Henrique André é repórter multimídia e setorista do Atlético na Itatiaia. Acumula passagens por Uol Esporte, Jornal Hoje em Dia e outros veículos. Participou da cobertura de grandes eventos, como Copas do Mundo (2014-18) e Olimpíada (2016-2021).