Considerando-se sempre que a sequência começa com uma vitória de um dos dois clubes, na primeira metade dos anos 1990 o Atlético acumulou seis jogos sem derrota para o Cruzeiro.
A série começou com um 2 a 0, gols de Moacir e Gilberto Costa, em 30 de setembro de 1990. E só foi ser encerrada em 3 de novembro de 1996, quando o Cruzeiro ganhou por 2 a 1, no famoso jogo em que o centroavante Paulinho McLaren comemorou o gol da vitória cruzeirense imitando uma galinha. Nesses seis jogos, foram cinco vitórias do Galo e apenas um empate.
Agora, o Atlético não perde um clássico pela Série A desde 12 de junho de 2016, quando o Cruzeiro fez 3 a 2, de virada, no Independência, na partida que marcou a estreia do centroavante Fred com a camisa alvinegra.
Depois desse jogo foram disputados oito clássicos pelo Brasileirão. No confronto pelo returno de 2016 os dois rivais empataram por 1 a 1, no Mineirão. Assim, a sequência atleticana começa em 2 de julho de 2017, quando venceu por 3 a 1, de virada, no Independência.
Neste sábado, o Galo completou, desde os 3 a 1 do turno da Série A de 2017, o sétimo clássico pelo Campeonato Brasileiro sem perder para a Raposa, superando a sequência do início dos anos 1990. Nos sete clássicos, são cinco vitórias atleticanas e dois empates, ambos por 0 a 0.
Foi o quinto clássico consecutivo, pela Série A, que o Cruzeiro não marca gol sobre o Atlético. Foram duas vitórias do Galo por 1 a 0, uma por 2 a 0 e as duas igualdades sem que a rede fosse balançada.
Assim, o último gol do Cruzeiro sobre o Atlético, num jogo pelo Campeonato Brasileiro, foi marcado por Thiago Neves, no Mineirão, em 22 de outubro de 2017, numa partida em que o Galo ganhou de virada por 3 a 1.