Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Atlético no WhatsApp

Em derrotas no Mineirão, Atlético tentou mais de 70 cruzamentos; veja números

Galo tem abusado da bola alçada na área em momentos de desespero nos jogos no Mineirão

Atlético tentou quase 50 cruzamentos na derrota para o Vasco

O Atlético estreou na Copa Libertadores e no Campeonato Brasileiro com derrotas no Mineirão. Esses jogos têm em comum a dificuldade do time comandado por Eduardo Coudet em romper a marcação com linhas baixas dos adversários. O recurso utilizado pelo time, muitas vezes, foi o cruzamento.

Aconteceu na derrota por 1 a 0 para Libertad, do Paraguai, no primeiro jogo do Grupo G da Copa Libertadores. O Galo tentou 27 jogadas de bola aérea. Foram sete cruzamentos certos e 20 errados. A equipe não conseguiu balançar as redes.

Na estreia do Campeonato Brasileiro, o Galo levou dois gols do Vasco em menos de dez minutos. O time passou a abusar dos cruzamentos e até conseguiu achar um gol - depois da bola alçada e bate-rebate, Lemos ficou com a sobra e balançou as redes.

Na derrota por 2 a 1 para o Vasco, o Atlético tentou 49 cruzamentos no Mineirão. Foram 12 certos e 37 errados. A estratégia foi utilizada já que a equipe adversária baixou as linhas e jogou de forma reativa depois de abrir boa vantagem como visitante.

Após a derrota para o Vasco, Coudet se mostrou incomodado com a pergunta sobre a quantidade de tentativas de cruzamentos do Atlético no jogo.

“Eu acho que temos que fazer uma análise. Como vamos entrar contra dez jogadores em 15 metros? Tivemos cruzamentos, mas tivemos chutes de fora da área, cruzamento para trás, cruzamento na segunda trave, jogadas de bola parada. Às vezes tem que compreender que futebol se pode perder jogando bem”, disse o treinador atleticano.

Até mesmo na vitória sobre o Brasil de Pelotas, na última quarta-feira, pela Copa do Brasil, o Galo abusou dos cruzamentos. O Alvinegro começou perdendo e teve dificuldades para conquistar o triunfo por 2 a 1. Foram 41 cruzamentos naquela partida - um deles, de Hyoran, parou na cabeça de Rodrigo Battaglia, que balançou as redes.

Coudet terá pouco tempo para ajustar a equipe. O Atlético volta a campo na próxima terça-feira (18), às 21h, contra o Athletico-PR, na Arena da Baixada, pela segunda rodada do Grupo G da Copa Libertadores.

Cruzamentos do Atlético nas derrotas

Atlético 0 x 1 Libertad-PAR

27 cruzamentos

7 certos

20 errados

Atlético 1 x 2 Vasco

49 cruzamentos

12 certos

37 errados

Túlio Kaizer é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte e tem grande experiência no digital. Foi setorista dos três grandes clubes do futebol mineiro: América, Atlético e Cruzeiro. Cobre também basquete, vôlei, esportes americanos, esportes olímpicos e e-sports.