O técnico Eduardo Coudet fez um desabafo e duras críticas à direção do Atlético após a derrota para o Libertad, por 1 a 0, no Mineirão, pela primeira rodada do Grupo G da Copa Libertadores. O argentino admitiu a noite ruim do time diante dos paraguaios, mas reclamou muito de vendas recentes feitas pelo clube e do elenco curto que tem nas mãos para jogar três competições - o Galo está prestes de estrear também na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro.
Leia, a seguir, os trechos mais fortes da longa entrevista coletiva:
Atingido por um copo de cerveja
Agradeço aos torcedores que nos apoiaram até a morte, que nos empurraram, mas aqui vivi coisas que nunca vivi. Trcedores atrás do banco me cobrando dessa maneira, com 15 jogos, dos quais ganhamos 10. Na verdade, nunca pensei que isso ia acontecer. Quando saí, me jogaram copo de cerveja, o meu próprio torcedor! Realmente tive que ir atrás do banco para saber de verdade se estava acontecendo isso. Seguramente, digo que podemos jogar melhor, os jogadores querem jogar melhor, mas não acredito que isso ocorra com 15 jogos, dos quais ganhamos dez. Tivemos uma má noite desportivamente.
Reação da torcida e grupo enxuto
É normal que eles estejam jogando cerveja no treinador do time com dez partidas ganhas para jogar uma final no domingo? É normal? É verdade que está acontecendo isso? Não entendo, realmente não entendo. E a verdade é que o diretor desportivo me buscou, planejamos um montão de coisas, e coisas que estavam sobre a mesa.
Vim aqui pelo desafio desportivo, não por dinheiro. Gostei do clube e do desafio desportivo. E tudo trocou. Ou vocês não sabem que tudo foi trocado. Eu fiz a venda? Eu aprovei as vendas? Ou não souberam vocês que houve vendas? Hoje é mais fácil que entre Sasha ou um juvenil que estreou na Copa Libertadores. Ou que te cobrem porque dos últimos três gols, se coloco Réver para melhorar o jogo aéreo ou se coloco outro juvenil a estrear? Tenho 18 jogadores na mão. Qual é o objetivo real?
O motivo do desabafo
Uma coisa é a exigência de um clube grande, que querem que jogue bem, pode jogar melhor, mas trabalhei todos os dias, trabalhei todos os dias para trazer quatro jogadores de graça, pedindo por favor para que tragam um volante porque tínhamos só um. Essa é a realidade que eu vim buscar? Não. Jogamos muito mal hoje e sou o responsável, mas o limite, não. Quem pode vir? Vamos ter dificuldades com 20 jogadores quando tivermos três competições. Ou pensa que não tivemos que guardar jogadores para jogar uma final no domingo. Era mais importante esse jogo ou jogar por um título?
Me encanta a loucura, quando a torcida começa a gritar como louco, e empurra o time, mas me parece que há um limite. Eu tenho um limite. Posso suportar um montão de coisas, pressões, coisas que podem acontecer, mas nessa situação parece muito estranho com 15 partidas realizadas. Se estamos sem a metade do grupo, acham que é uma situação fácil? Melhorar futebolísticamente, por mais que tenhamos vontade…, mas pensam que os jogadores vão jogar melhor assim? Desculpem, mas queria dizer o que penso. Não temos coletiva normalmente no meio da semana. E esse é o único momento que posso falar.
Futuro do Atlético em 2023
Vamos trabalhar, vamos tentar fazer melhor e tentaremos reverter a primeira derrota em casa. Seguramente vamos tentar reverter o pensamento do torcedor. Sei que vamos ter em longo prazo dificuldade, vamos necessitar de todos dando o melhor, mas soube o que vai acontecer no clube em 2023, eu não sou o que vai informar. Depois do que vivi, tenho a necessidade, na verdade, que eu tente sair disso da melhor maneira. Que tente tirar o melhor dos jogadores.
Há coisas que passam do limite e sobretudo a situação em que estamos. São coisas que no futebol sul-americano pode viver no Brasil, na Argentina, mas perder o primeiro jogo em casa é diferente. Estou acostumado a situações difíceis, mas é algo bizarro nessa situação em que estamos. Mas já passou. Vamos para frente, a trabalhar e melhorar.
Mais queixas do copo de cerveja
Aqui não é pelas saídas, nunca antes tinha me jogado um copo de cerveja o torcedor do meu time. É loucura o que aconteceu comigo. Não vivi nunca. Passei situações difíceis como jogador, como treinador.
Pedido de cláusula de rescisão
O único que pedi há 15 dias foi uma cláusula de saída. Porque trocou tudo, entende? Foi a única coisa que pedi ao diretor e aos investidores. Uma cláusula de saída. Sabem disso o diretor e os investidores. Porque não é o que me prometeram quando foram me buscar. Entende? Os clubes grandes são difíceis, mas depois, na verdade, é o que tem. Assinei por dois anos. E agora, o que pode se fazer. Ah, um nome não pode. O outro não pode. Teremos 18 jogos em dois meses, em 60 dias. É o que está acontecendo, mas é muito estranho. Perdi um jogo e vivo esse clima? Difícil.
Mauricio Lemos e Saravia de graça
Mudou o projeto. Se passamos do Felipe de Atlético de Madrid e trazer o Gilberto do Benfica, e depois trazer Lemos e Saravia de graça. Parece que mudou ou não? Tentamos fazer o possível.
Promessa de investimento feita pela direção
O que me falaram agora é que pode ter um investimento em junho. E o que falei é que como vamos chegar até junho, com 20 jogadores? Agora são três competições. É assim. É o que há, e vamos trabalhar.