Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Atlético no WhatsApp

Atlético x Athletic: ouvidoria da FMF reconhece erro em lance com Everson

Goleiro do Galo teria cometido pênalti na segunda partida da semifinal do Campeonato Mineiro

Ouvidoria da FMF reconheceu erro da arbitragem em lance com Everson durante Atlético x Athletic

A ouvidoria da Federação Mineira de Futebol (FMF) reconheceu erro de arbitragem na partida de volta da semifinal do Campeonato Mineiro, entre Atlético e Athletic, no dia 18 de março no Independência, em BH. Naquela tarde, o Galo venceu por 1 a 0 e avançou à final da competição.

Entretanto, o confronto ficou marcado por polêmica. Aos 27 minutos do segundo tempo, Mariano recuou a bola para Everson, em situação de perigo na área. O goleiro atleticano deu um chutão, mas atingiu Nathan no rosto com a luva direita. O atacante do Athletic caiu na área com as mãos no rosto.

Inicialmente, o árbitro Felipe Fernandes de Lima não viu falta. Ele então foi chamado pelo árbitro de vídeo, Igor Junio Benevenutto de Oliveira, mas manteve a decisão de campo e mandou o jogo seguir.

Naquele momento do jogo, o Galo vencia por 1 a 0, com gol de Hulk. Esse foi o mesmo resultado da partida de ida, em São João del-Rei, na semana anterior, e por conta dos critérios de desempate, levaria o Atlético à final do Campeonato Mineiro. Caso o pênalti fosse confirmado e convertido pelo Athletic, a vaga na decisão poderia trocar de mãos.

Durante a transmissão da partida pela Itatiaia, o analista de arbitragem Marcio Rezende de Freitas afirmou que a penalidade deveria ter sido marcada. Em comunicado oficial com data dessa segunda-feira (27), a ouvidoria da FMF reconheceu o erro do árbitro.

“A ação do goleiro da equipe do Atlético-MG foi considerada por esta ouvidoria como faltosa. O referido atleta, ao disputar a bola, e após chutá-la, abre o braço em um movimento não natural para a jogada e faz um movimento desvinculado com a ação da jogada, vindo a acertar o rosto do adversário de maneira temerária”, destacou a entidade, completando que Everson ainda deveria ter sido punido com cartão amarelo.

A ouvidoria afirmou ainda que o erro foi “isolado, apenas do árbitro da partida”. Felipe Fernandes de Lima foi afastado das atividades e irá passar por uma reciclagem.

Neste sábado (1º), começa a disputa da final do Campeonato Mineiro entre Atlético e América. A primeira partida será disputada no Independência, com mando americano; e no fim de semana seguinte, o jogo será no Mineirão, com mando alvinegro.

(Com informações de Lucas Von Dollinger)

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.